Cadastro Ambiental Rural tem 56% mais registros irregulares do que há dois anos, diz levantamento

Nas localidades de cadastros irregulares, o desmatamento aumentou 63% nos últimos dois anos

[Cadastro Ambiental Rural tem 56% mais registros irregulares do que há dois anos, diz levantamento]

FOTO: Reprodução / Exame

Levantamento inédito do Instituto Socioambiental (ISA) aponta que entre 2018 e 2020, a área dentro de terras indígenas, parques e estações ecológicas com registros irregulares no Cadastro Ambiental Rural (CAR) aumentou 56%. O número, que reflete a extensão do problema da grilagem na Amazônia, inclui referência a terras nas quais criminosos desmatam até 50 hectares de floresta e vendem a terceiros — estes, desavisados de que o território é protegido por lei. 

O CAR, criado pelo Código Florestal, em 2012, é um mecanismo autodeclaratório, em que os proprietários rurais registram a extensão e localização de suas terras. A análise do cadastro deve ser feita por órgãos ambientais estaduais. O trabalho, no entanto, é retardado por problemas como cortes orçamentários. Os grileiros, cientes das limitações da fiscalização governamental, usam o protocolo do CAR como se fosse um documento de regularidade da propriedade.

O levantamento mostra ainda que como a área de pasto é mais valorizada do que a floresta em pé, os invasores devastam a vegetação nativa. Nas localidades de cadastros irregulares, o desmatamento aumentou 63% nos últimos dois anos.

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério da Agricultura que disponibiliza apoio técnico e recursos para agilizar o trabalho das unidades federativas, apenas 3% dos cadastros realizados pelos governos estaduais já foram analisados.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Roberta Close muda o visual no Brasil antes de embarcar para Suíça! ]

Primeira transexual a posar nua para a "Playboy", Roberta Close vive há mais de 30 anos em Zurique, na Suíça, com o marido, o empresário Roland Granacher.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!