/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Vigilância apreende mais de 300 quilos de produtos com risco sanitário em aeroportos

Notícias
Brasil

Vigilância apreende mais de 300 quilos de produtos com risco sanitário em aeroportos

Cães farejadores encontram sementes, pescado, queijos e vegetais

Vigilância apreende mais de 300 quilos de produtos com risco sanitário em aeroportos
Foto: Antônio Araújo/Arquivo Mapa

Foram encontrados 305,2 kg de sementes, pescado, queijos e vegetais diversos nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, ambos do estado de São Paulo. A ação de controle e monitoramento ocorreu entre os dias 8 a 12 de junho, quando 2,108 passageiros foram inspecionados pela Equipe K9 de Curitiba que conta com cães farejadores do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A principal finalidade da operação foi evitar a entrada de produtos com riscos sanitários no país. Foram abertas bagagens de passageiros de voos provenientes de Dubai (Emirados Árabes), Joanesburgo (África do Sul) Doha (Qatar) Addis Abeba (Etiópia), Lisboa e Porto (Portugal) e Paris (França). Todos os produtos encontrados foram incinerados.

 

Rio de Janeiro

No aeroporto do Galeão (RJ), apesar da equipe de fiscalização não ter o auxílio dos cães farejadores, conseguiram detectar 150 kg de vegetais, além de outros produtos que oferecem risco para a proliferação da Peste Suína Africana.

 

Cães Farejadores

Devido a seu alto grau de aptidão o Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD) está intensificando o treinamento de cães farejadores em Brasília. A intenção é levar três cães para atuarem na fiscalização de bagagens em aeroportos. Já para 2020, a previsão é que no primeiro semestre os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Belém (PA) recebam as novas “funcionárias” do Vigiagro, as cadelas: Vamp, Meg e Frida.

Os cães possuem uma versatilidade e um grau gigantesco de acerto nas suas investigações. Eles são capazes de vistoriar também correspondência, cargas, drogas e explosivos. Seu faro conta com mais de 200 milhões de células olfativas, podendo trabalhar ao longo do dia, com pequenos intervalos, reconhecendo cerca de 80 tipos de odores diferentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102