/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Câmara deve votar proposta que desobriga investimento mínimo em educação

Notícias
Política

Câmara deve votar proposta que desobriga investimento mínimo em educação

Texto, já aprovado no Senado, decorre do estado de calamidade pública em razão da Covid-19

Por Da Redação
Câmara deve votar proposta que desobriga investimento mínimo em educação
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados pode votar na próxima segunda-feira (11) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a liberação de estados e municípios, em 2020 e 2021, do cumprimento do mínimo previsto na Constituição de investimentos em educação (PEC 13/21). A sessão está prevista para as 17 horas.

O texto, já aprovado pelo Senado, decorre do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19. Nele, os estados, os municípios e os agentes públicos desses entes federados não poderão ser responsabilizados administrativa, civil ou criminalmente pelo descumprimento da aplicação, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021, na manutenção e desenvolvimento do ensino do mínimo de 25% da receita resultante de impostos.

Além disso, a PEC estabelece que os estados ou municípios que não cumprirem o mínimo constitucional nos dois anos, deverão aplicar os recursos faltantes até o exercício financeiro de 2023. 

Outras pautas

A pauta do Plenário inclui também três medidas provisórias. A MP 1076/21, que institui um benefício extraordinário para complementar o valor do Auxílio Brasil até chegar a R$ 400 por família.

Assim como a MP 1075/21, que prevê mudança nas regras do Programa Universidade para Todos (Prouni) para permitir a oferta de bolsas pelas faculdades privadas participantes a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa; e a MP 1077/21, que cria o Programa Internet Brasil para promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102