Campanha para localizar pessoas desaparecidas

Confira o editorial deste domingo (13)

[Campanha para localizar pessoas desaparecidas]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Incentivar a coleta de material biológico de familiares de pessoas desaparecidas é o mote de uma campanha do governo federal que lançada essa semana em todos os estados brasileiros. A pertinente ideia é atualizar os dados de pessoas não localizadas e trazer respostas a essas famílias, que não raramente agonizam por décadas por um sinal do ente querido que despareceu.

A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas é uma maneira de chamar estas pessoas que clamam por respostas para irem aos postos de coleta e lá, fornecer o seu DNA. O local de coleta de cada estado, após o lançamento da campanha, estará disponível no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

No Brasil, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 80 mil pessoas desaparecem todos os anos e o exame de DNA é uma ferramenta bastante conhecida para a identificação de pessoas.

Já o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apura que existem cerca de 57 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas e não localizadas. 

Para maior efetividade do cruzamento de dados, a recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública é que, preferencialmente, os familiares de primeiro grau, como pai, mãe, filhos e irmãos, se apresentem para a coleta.

O DNA do desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, como escova de dentes, escova de cabelo, aparelho de barbear, aliança, óculos, entre outros.

Depois que o familiar tiver doado seu DNA, esse DNA vai para um laboratório onde ele vai ser analisado e será obtido o perfil genético que será inserido, então, no Banco Nacional de Perfis Genéticos. É nesse banco que ele será confrontado com outras amostras que têm lá, seja de restos mortais não identificados ou de pessoas de identidades desconhecidas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!