CASACOR São Paulo recebe certificação Lixo Zero com índice de 99,7% para gestão!

Aos detalhes...

[CASACOR São Paulo recebe certificação Lixo Zero com índice de 99,7% para gestão! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Pelo segundo ano consecutivo, a CASACOR São Paulo recebe a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil e da ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

A certificação é referente à edição de 2021 do Programa de Sustentabilidade CASACOR, implementado em São Paulo desde 2016 com diversas etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e arquitetos do elenco, adoção de medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, além de realizar doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs, dentre outras ações  para alcançar a marca inédita de 99,7% de valorização de resíduos.

Em 2021, a CASACOR São Paulo também conquistou a Certificação HBC Maintenance COVID-19 PLUS, concedida pelo Healthy Building Certificate (HBC), que exigia um padrão na criação e manutenção de construções que melhoram a saúde e o bem-estar, com a missão de garantir espaços saudáveis para uma sociedade de bem-estar. Foram observados quesitos como: desenho arquitetônico; iluminação; qualidade acústica, dos materiais e do ar interno; projetos hidráulico e elétrico, paisagismo e áreas comuns e sustentabilidade.

CASACOR São Paulo de 2021 ficou marcada como o ano em que o evento voltou a ser itinerante. Após longa temporada no Jockey Club, onde permaneceu por 14 anos, a 34ª edição aconteceu no Parque Mirante, um espaço de eventos multiuso da América Latina, anexo à Arena Allianz Parque.

 O tema explorado do ano foi “A Casa Original” e contou com 56 ambientes, dentre casas, apartamentos e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira. A mostra foi realizada no período de 21 de setembro a 15 de novembro com cerca de 80 mil visitantes em local totalmente preparado para obedecer aos protocolos sanitários e garantir a integridade física de todos nesse período de pandemia.

Para o Diretor Geral de CASACOR, André Secchin, a certificação demonstra que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.  “Além dos benefícios para o meio ambiente e a sociedade, a implementação de um Plano de Ação Lixo Zero adequado traz também benefícios econômicos significativos para o negócio. Envolvemos nesse processo todos os atores de CASACOR, desde os colaboradores, internos e externos, fornecedores e patrocinadores, até o público visitante. Todos são considerados peças fundamentais e agentes não apenas na prática de ações dentro do nosso espaço, mas também como multiplicadores dessa política de gestão de resíduos, potencializando o valor gerado pelo evento para toda a cadeia e além dela”.

Os números de 2021

Em 2021, a CASACOR São Paulo teve 674 toneladas de resíduos gerados e 99,7% foram desviados de aterros sanitários, sendo reaproveitados ou reciclados. A quantidade total de resíduos gerados representou uma diminuição de aproximadamente 95 kg em cada metro quadrado de ambiente decorado em relação ao ano de 2019.

Essa queda impactante de 46,57% foi resultado da configuração do edifício, que proporcionou uma menor necessidade de construir estruturas “do zero”; redução de área total dos ambientes construídos; pela forma de contabilização da geração de resíduos, feita diretamente pelo peso registrado em balanças adequadas para cada tipo de armazenamento de resíduo e pela manutenção do banimento de construções em alvenaria, que trouxe redução da proporcionalidade de entulho em relação ao total de resíduos gerados, indo de 59% (2019) para 48%. Essa ação foi reforçada na edição de 2021 pela responsabilidade abraçada pela CASACOR em construir as divisórias dos ambientes com drywall, sistema construtivo leve que demanda menos material, gera menos volume de resíduos e possibilita rápida construção.

“Com nosso Programa de Gestão de Sustentabilidade, promovemos a continuidade de ações de controle de consumo, com uma série de práticas que começam na obra e vão até a desmontagem. Instalamos dispositivos economizadores de água em todas as torneiras e louças sanitárias, todas as lâmpadas utilizadas são LED, fazemos a separação e destino adequado para todos os resíduos, implementamos ações de logística reversa e geração de energia, para 2022 seguimos com todas essas ações e muitas outras para obter novamente a certificação de evento Lixo Zero”, explica Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Eventos e Sustentabilidade da CASACOR São Paulo.

Para dar continuidade ao Compromisso de Sustentabilidade, uma série de medidas e soluções alinhadas com o Programa de Sustentabilidade CASACOR foi adotada e o resultado foi visível não apenas nos bastidores, mas também nos projetos dos profissionais, que focaram em racionalização e industrialização das construções e no reaproveitamento de materiais.

Dentre os destaques, estava a estrutura pré-fabricada da Casa LG ThinQ por Estudio Guto Requena + Pax Arquitetura. O projeto open-source, realizado a partir da plataforma Wikihouse, foi construído a partir de chapas de compensado naval de pinus, usinadas com mão mecânica e montadas por encaixes. Um obra limpa, rápida e sem resíduos;  o reaproveitamento de piso de madeira natural proveniente de um apartamento dos anos 1960 para revestir a sala e o quarto da Casa Ninho por SP Estúdio; a estrutura de MDF do restaurante Terraço por Tufi Mousse, com  sistema inteiro calculado para ser reaproveitado após o encerramento da mostra e montagem  rápida, em apenas cinco dias; o reaproveitamento de todos os itens do Espaço Coral por Fernando Brandão, que foram  redesenhados e ganharam novas funcionalidades, dando vida a brinquedos que foram doados para a Escola Estadual Nair Olegário Cajueiro, no Jardim Boa Esperança, Distrito Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo; e o Ateliê Decacriado por Leo Romano uma imponente estrutura de quase 400m², com inspiração nórdica, que apresentou uma técnica construtiva de travamento de madeira Cambará e telhado translúcido, que resulta em uma plasticidade simples, convidativa e, ao mesmo tempo sustentável. Os materiais empregados na base da construção são 100% reutilizáveis.

 

 

Comentários