Casos da Covid-19 aumentam globalmente pela primeira vez em sete semanas, diz OMS

“Decepcionante, mas não surpreendente", afirma Tedros Adhanom

[Casos da Covid-19 aumentam globalmente pela primeira vez em sete semanas, diz OMS]

FOTO: Fabrice Coffrini / AFP

A  Organização Mundial de Saúde informou nesta segunda-feira (1°), que o número de novas infecções por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, aumentou globalmente na semana passada pela primeira vez em sete semanas. Em entrevista a jornalistas, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o aumento nos casos foi “decepcionante, mas não surpreendente". Na ocasião, ele não deu detalhes sobre os locais onde houve aumento.

“Era muito cedo para os países dependerem apenas dos programas de vacinação e abandonarem outras medidas. Se os países confiarem apenas nas vacinas, eles estão cometendo um erro. Medidas básicas de saúde pública continuam sendo a base da resposta”, disse. 

Ele também criticou os países ricos por acumularem doses de vacinas, e afirmou que era do interesse de todos que as pessoas vulneráveis fossem protegidas em todo o mundo. Na ocasião, Tedros lembrou que Gana e Costa do Marfim se tornaram os primeiros países, nesta segunda-feira (1°), a começar a vacinar pessoas com doses fornecidas pela Covax, o programa internacional de fornecimento de vacinas para países pobres e de renda média.

O sistema Covax tem como objetivo fornecer vacinas contra a Covid-19 para 20% da população de quase 200 países e territórios, e inclui um mecanismo de financiamento que permite que 92 economias de baixa e média renda tenham acesso às doses. Mike Ryan, o principal especialista em emergência da OMS, afirmou ainda que a luta global contra o coronavírus está em melhor estado agora do que há 10 semanas, antes do início do lançamento das vacinas. Mas lembrou que era muito cedo para dizer que o vírus estava sob controle.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!