/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Casos de sarampo confirmados em São Paulo alertam para propagação da doença no Brasil

Notícias
Saúde

Casos de sarampo confirmados em São Paulo alertam para propagação da doença no Brasil

Vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola está em queda no Brasil

Por Da Redação
Casos de sarampo confirmados em São Paulo alertam para propagação da doença no Brasil
Foto: Agência Brasil

O Estado de São Paulo confirmou dois casos de sarampo neste ano, sendo um na capital e outro no município de São Vicente, localizado na região metropolitana da Baixada Santista. A idade dos infectados não foi revelada pelos órgãos responsáveis, mas os casos geram um alerta para o Brasil. Isso porque as contaminações confirmadas são autóctones, ou seja, as pessoas contraíram o vírus no próprio território brasileiro, e não em viagem.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. De acordo com especialistas, a transmissão acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar, falar ou respirar. 

"Isso significa que o vírus está entre nós, e se a aderência à cobertura vacinal não melhorar, os casos podem aumentar rapidamente", explicou Melissa Valentini, infectologista do Grupo Pardini e mestre em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista ao portal g1.

No momento atual, a maior preocupação está relacionada à queda de vacinação contra o sarampo no Brasil. Em 2016, o país recebeu o certificado de livre do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde, mas o perdeu em 2019, após a confirmação de um caso da doença no Pará.

A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), registra números de cobertura insuficientes desde 2017. A primeira dose teve queda de cobertura de 93,12%, em 2019, para 70,52% em 2021. Já a segunda dose, necessária para completar a imunização, teve baixa de 81,55% para 49,31% no mesmo período. 

Agora, o objetivo do país agora é retomar o certificado por meio da melhora das taxas de imunização. A vacinação começa quando a criança completa um ano de vida e tem a dose de reforço quando ela completa 15 meses. Com essas duas etapas, a imunização é considerada suficiente para a vida toda.

Veja abaixo os sintomas do sarampo no corpo:

-Tosse
-Coriza
-Febre alta
-Mal-estar geral
-Manchas na boca e na pele
-Conjuntivite
-Náusea
-Dor de garganta

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102