Celeste Leão recria espaços lúdicos da Casa de Saúde Solange Fraga na CASACOR Bahia 2022!

A arquiteta está entre os profissionais convidados para reformar os ambientes da instituição; o resultado poderá ser conferido durante a mostra, de 21/10 a 04/12

[Celeste Leão recria espaços lúdicos da Casa de Saúde Solange Fraga na CASACOR Bahia 2022! ]

FOTO: Divulgação

Com a inovação em seu DNA, a arquiteta Celeste Leão se uniu com mais três escritórios baianos de arquitetura e design de interiores para assinar o projeto de reforma da Casa de Saúde Solange Fraga, iniciativa beneficente da CASACOR Bahia 2022. A ação, que é inédita, contou com a participação de Camila Maia, Dolores Landeiro e a dupla Caio Bandeira e Tiago Martins, da Architects + CO, para fazerem o retrofit dos 30 ambientes da instituição, situada no bairro da Saúde, que recebeu como doação a reforma e todo mobiliário e modulados utilizados. O público poderá conhecer a casa totalmente repaginada na exposição CASACOR Bahia Beneficente – que acontecerá em paralelo com a CASACOR Bahia 2022, no Horto Florestal - de 21 de outubro a 4 de dezembro: quarta a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos e feriados, das 15h às 21h, pelo valor de R$ 40.

Responsável por recriar toda a área lúdica da casa, Celeste Leão assinou seis ambientes: Brinquedoteca, Parque Infantil, Sala de Dança, Sala de Jogos, Sanitário Infantil e 2 Sanitários de Visitantes. “Eu milito na área de arquitetura em todos os segmentos, sobretudo na arquitetura de interiores, há mais de 40 anos, e sempre participei de eventos de exposição de trabalhos. Dessa vez, abracei a causa da CASACOR Beneficente porque solidariedade e generosidade são palavras que habitam minha alma, principalmente neste momento que nos pede acolhimento e sensibilidade. Acolhi pela seriedade do empreendimento, pelo trabalho de Carlos Amorim na CASACOR Bahia e pelo grupo da Santa Casa que mantem a casa de acolhimento Solange Fraga. Também convidei artistas plásticos renomados para somar e, com certeza, entregaremos às crianças um belo resultado”, comenta Celeste.

Já a designer de interiores Dolores Landeiro assinou os projetos da Sala de TV, Sala de Convivência, Refeitório, Cozinha com despensa e Área de serviço. A arquiteta Camila Maia assumiu a Sala Multifuncional, um espaço de descontração e alegria com painéis grafitados por Mil, entre outros ambientes. E a dupla de arquitetos Tiago Martins e Caio Bandeira ficou responsável pela Fachada e Masterplan da casa, assim como 6 quartos e 4 banheiros.

Espaço para a criatividade

 Vários artistas, a convite de Celeste, se mobilizaram para compor os ambientes lúdicos da Casa de Saúde com criações inéditas. O artista plástico Oliver Dorea (@artsoliver) pintou dois painéis, um na sala de jogos e outro no parque infantil. O artista plástico, designer de ambientes e professor da Escola de Belas Artes da UFBA Luís Mário Freire (@atelierluizmario) assina o painel da brinquedoteca e a artista Kézia Chagas (@keziachagasart) fez o painel da sala de dança.

A artista visual Viga Gordilho (@viga_gordilho_art) cedeu uma de suas obras para colocar em um dos espaços e a estilista Luciana Galeão (@lucianagaleaoatelie) produziu almofadões de upcycling (reutilização criativa de resíduos na criação de novos produtos) para a sala de dança. Marlane, do Liukalu Ateliê (@liukalu), que já desenvolve um trabalho beneficente em seu ateliê de bonecas de pano, fez, pela primeira vez, uma boneca gigante com 1,5m de altura em forma de fada que será colocada na sala de dança.

Para os ambientes de Celeste Leão, diversas marcas e apoiadores contribuíram para a restauração da Casa de Saúde, que esteve abandonada durante a pandemia, entre eles: Light Design (iluminação), Tarkett (piso da sala de dança), Tintas Coral, Deca (patrocinadora oficial da CASACOR com louças e metais sanitários), Compor Móveis (mobiliário), Espaço Alameda (cortinas e bancada de corian), A. Gomes (brinquedos para parque infantil e brinquedoteca), Fiori com Amore (parede verde nos sanitários), Divina Parede (papel de parede), Vivix Vidro e Norvidro através da Vidraçaria Elite (espelhos e vidros), Nery Inox (barra da sala de dança), Unik (quadros), Empório Magma (objetos de adorno), Casa Ruas e Portte (rodapés) e o paisagismo do parque infantil foi assinado por Joilson Barbosa e Tania Facchinetti.

SERVIÇO:

Casacor Bahia 2022 – Projeto Beneficente

Período: de 21/10 a 04/12

Horário para visitação: de quarta a sábado, das 16h às 22h; domingos e feriados, das 15h às 21h

Endereço: Casa de Saúde Solange Fraga - Rua João Carneiro, 410, Saúde (cep: 40.045-040)

Valor: R$ 40


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!