Cem maiores cidades do Brasil perdem 36% da água tratada, diz estudo

São José do Rio Preto tem nota máxima nos serviços de água e esgoto

[Cem maiores cidades do Brasil perdem 36% da água tratada, diz estudo  ]

FOTO: Agência Brasil

O ranking anual de saneamento do Instituto Trata Brasil, publicado nesta segunda-feira (20), mostra que as cem maiores cidades do país perdem, em média, 36% de água tratada, enquanto o índice nacional é de 40%. Os dez municípios com os piores índices, no entanto, chegam a ver desperdiçados de 52% a 77% da água produzida. 

O levantamento considera os cem municípios mais populosos no Brasil. Os 20 no topo da lista têm, em média, 99% da população com acesso à água potável, 98% com serviço de coleta e 80% com tratamento de esgoto. Enquanto o abastecimento cobre 79% da média da população dos 20 municípios no fim da lista, a coleta de esgoto chega a apenas 29%.

São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foi a primeira cidade a obter, desde o início do ranking, em 2009, nota máxima nos serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. O estudo aponta que as 20 cidades mais bem posicionadas têm 235% a mais de cobertura de coleta e 340% a mais no tratamento de esgoto do que os últimos 20 municípios. 

Veja o ranking (aqui).

 


 


Comentários