“Chamada sobre tsunami na Bahia é alarmista”, diz especialista

Para eles, não há base científica que sustente a suposição do fenômeno

[“Chamada sobre tsunami na Bahia é alarmista”, diz especialista]

FOTO: Reprodução

Especialistas acreditam que a suposição de o litoral brasileiro ser atingido por um tsunami por um vulcão nas Ilhas Canárias não tem base científica. O arquipélago está situado no noroeste da África e distante 6.061 km do Brasil. As informações são da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

De acordo com o titular do departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, professor José Maria Landim Domiguez, seria preciso que parte do arquipélago escorresse para o mar. 

"Para que ocorresse um tsunami de grande magnitude, isso no pior dos cenários, seria necessário que, em função da atividade vulcânica, parte do arquipélago escorregasse para o mar, o que geraria uma onda de grandes proporções que se propagaria para o oceano", avaliou.

Segundo ele, “trata-se de especulação supor que um tsunami ocorreria, pois não é a atividade vulcânica que gera o fenômeno, mas o deslocamento do solo”. A notícia causou burburinho nas redes sociais na tarde de hoje (16).

O meteorologista da Codesal, Giuliano Calos Nascimento, também explicou que a ocorrência de tsunamis tem relação com o deslocamento de placas tectônicas, sendo que não há condições para tal fenômeno atingir Salvador. 

De acordo com ele, os países latino-americanos, situados na costa do Oceano Pacífico, a exemplo do Chile, têm maior probabilidade de serem atingidos pelo fenômeno.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!