/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Chimpanzés demonstram capacidade de raciocínio modal em novo estudo

Notícias
Mundo

Chimpanzés demonstram capacidade de raciocínio modal em novo estudo

Pesquisa mostra que habilidade não é exclusiva dos seres humanos

Por Da Redação
Chimpanzés demonstram capacidade de raciocínio modal em novo estudo
Foto: Pixabay

Uma pesquisa publicada na revista Biology Letters, da Royal Society do Reino Unido, revelou que os chimpanzés possuem habilidades de raciocínio modal, que anteriormente se acreditava ser exclusiva dos seres humanos. Ele permite que um indivíduo imagine ou considere diferentes cenários e se prepare para atingir um objetivo.

Essa descoberta desafia a ideia de que essa capacidade cognitiva está ligada exclusivamente ao cérebro humano e requer a aquisição da linguagem. Os chimpanzés também são capazes de raciocinar logicamente diante de situações que envolvem escolhas.

De acordo com o  professor assistente de psicologia da Universidade de Berkeley,Jan Engelmann, o raciocínio modal é a base da nossa capacidade de imaginação. Os chimpanzés conseguem representar possibilidades alternativas e imaginar diferentes desfechos para uma determinada situação.

No estudo, os pesquisadores observaram a reação de um chimpanzé diante de um trabalhador, dependendo se este tinha a opção de lhe oferecer a recompensa desejada ou não. O chimpanzé não demonstrava irritação quando a pessoa não realizava seu desejo, desde que não dependesse dela. Porém, caso a pessoa pudesse atender ao seu desejo, e não o fizesse, o chimpanzé ficava irritado.

Em uma nova etapa do estudo, em colaboração com universidades do Reino Unido, Áustria e Alemanha, Engelmann e sua equipe investigaram se os chimpanzés poderiam imaginar e se preparar para cenários com dois possíveis resultados.

O experimento consistia em um dispositivo semelhante a um tubo em forma de "Y" invertido, onde a recompensa era colocada. O objetivo era avaliar se o chimpanzé seria capaz de considerar os dois resultados possíveis e colocar sua mão sob as duas saídas do tubo.

No entanto, os pesquisadores observaram que esse comportamento não era natural para os chimpanzés. Para estimular a atividade cognitiva desses primatas, o experimento foi adaptado para incluir uma competição com o pesquisador. A recompensa foi colocada sobre a bandeja de uma balança, localizada sob cada uma das saídas do tubo, que poderiam ser dois tubos verticais ou um tubo em forma de "Y" invertido.

Essa nova abordagem permitiu aos chimpanzés se engajarem no raciocínio modal, demonstrando a capacidade de considerar cenários com dois resultados possíveis e se preparar para agir de acordo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102