China: protestos no país podem provocar déficit de 6 milhões de iPhones

Manifestações ocorrem em indústria da Foxconn, em Zhengzhou

[China: protestos no país podem provocar déficit de 6 milhões de iPhones]

FOTO: Pexels

Um déficit de produção de cerca de 6 milhões de unidades do iPhone Pro pode ser ocasionado no ano que vem por protestos realizados na principal fábrica da Apple na China, em Zhengzhou. No entanto, a gravidade do problema depende da rapidez com que a Foxconn, empresa taiwanesa que fabrica os celulares, atua para garantir a plena retomada dos trabalhos na indústria.

De acordo com informações da Bloomberg, o campus de Zhengzhou foi atingido por lockdowns e protestos de trabalhadores. Milhares de empregados teriam deixado o local, conhecido como “iPhone City”, após uma escassez crônica de alimentos em outubro.

Na semana passada, ocorreram manifestações por conta de erros no pagamento de parte dos funcionários. Na quinta-feira (24/11), a Foxconn, a maior fabricante global de iPhones, desculpou-se pelo problema.

Gigante, a fábrica de Zhengzhou abriga mais de 200 mil trabalhadores. Tem dormitórios, restaurantes, quadras de basquete e um campo de futebol em suas instalações. Ela responde por 70% das remessas de iPhone para o mundo. Ali, são produzidos modelos como 14 Pro e Pro Max.

Cidades em todo o país asiático estão impondo bloqueios e testes em massa, com o aumento das taxas de infecções pela Covid-19. Ações que, segundo analistas, provocam sucessivos protestos que podem abalar o desempenho da segunda maior economia do mundo – e a maior parceira comercial do Brasil.

Ainda assim, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), entidade que reúne as nações mais ricas do mundo, manteve as perspectivas de crescimento da economia chinesa, em relatório divulgado na terça-feira (22/11). A OCDE prevê um avanço de 3,3% neste ano para o PIB da China, ante uma média mundial de 3,1%. Em 2023, essa diferença tende a aumentar. A estimativa é de 4,6% para os chineses, contra 2,2% para o restante do mundo.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!