Churrasco Argentino: quais as diferenças?

Apesar de apresentar origens semelhantes, os hermanos têm um jeito diferente de preparar o churrasco

[Churrasco Argentino: quais as diferenças?]

FOTO: Divulgação

Desde a pré-história existe o hábito de assar carne em fogo. No entanto, o churrasco do jeitinho que conhecemos nasceu após a colonização da américa pelos europeus. E foi na região dos Pampas, que engloba o Uruguai, parte da Argentina e do Brasil, que o gado trazido da Europa se reproduziu e deu origem a toda uma cultura que envolve criação, abate e consumo de carne. Mesmo com origens muito parecidas, cada churrasco foi ganhando características particulares ao longo dos anos.

Enquanto no Brasil, o churrasco é muito associado a festas e reuniões familiares descontraídas em casa, na Argentina o churrasco é feito com mais formalidade e, normalmente, as carnes são acompanhadas pelo vinho. Além disso, existem diferenças essenciais no modo de preparo. Lá, as carnes são assadas em fogo alto, bem próximas da chama e sem espetos, assim, “passam” por fora e ficam suculentas por dentro.   

Se, no Brasil, as carnes mais queridas são a picanha e o filé mignon, na Argentina, os carros-chefes de um bom churrasco são o ancho e o bife de chorizo, além das entrañas. Extraído da parte dianteira do contrafilé, o bife ancho possui gordura entremeada entre a capa e o miolo, o que torna a peça suculenta e macia. Já o bife de chorizo é retirado da parte traseira do contrafilé, até o sétimo osso (a partir disso torna-se ancho). É parecido com a picanha por ter uma capa de gordura em cima e embaixo uma carne magra. Apesar de ser uma paixão nacional dos brasileiros, a picanha também é muito presente nas terras hermanas, mas é conhecida como Tapa de cuadril e costuma ter um sabor ligeiramente mais suave e ser um pouco mais suculenta que a nossa.

Churrasco argentino dentro de casa

Especializada em cortes nobres de carne, a boutique Prime Meat Club apresenta combos exclusivos para os amantes de churrasco. Para quem deseja saborear um bom churrasco hermano em casa, a marca apresenta dois kits: O Combo Black Argentino, que vêm com Picanha Grill Argentina Tacuarembo, Bife Ancho Black 1953 e Toscana suína Na Brasa, e o Combo Gold Argentino, composto por Picanha Grill Argentina Tacuarembo, Contra-filé Maturatta, Maminha Maturatta e Toscana Na Brasa. As encomendas podem ser feitas através do whatsapp (71) 99967-3458, com entrega grátis para pedidos a partir de R$ 200. As entregas são realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, em todos os bairros de Salvador e Região Metropolitana. Mais informações através do instagram @primemeatclub.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!