Cientista alerta para existência de vírus em outros lugares do universo

Em entrevista ao jornal The Guardian, Paul Davies ressaltou que essa possibilidade só é possível se existir vida em outros planetas

[Cientista alerta para existência de vírus em outros lugares do universo]

FOTO: Reprodução

Um cientista, escritor e apresentador britânico alerta que vírus podem estar presentes também em outras partes do universo. Em entrevista ao jornal The Guardian, o físico Paul Davies ressaltou que essa possibilidade só é possível se existir vida em outros planetas. Ele expôs alguns conceitos do livro mais recente dele. "What's eating the Universe?", que poderia ser traduzido como "O que está perturbando o universo?", mas também "O que está comendo o universo?". 

Para o premiado autor, a ideia de alienígenas começa com vida microbiana, antes de chegar a civilizações superavançadas que desejam fazer contato.

Ao condicionar vírus à existência de vida, Davies acaba tocando em uma questão polêmica, que é se os vírus são seres vivos. Afinal, eles não possuem células e não geram energia a partir de alimentos.

“Na verdade, os vírus fazem parte da rede da vida”, pondera Davies que explica que, se você tiver vida microbiana em outro planeta, provavelmente terá "toda a complexidade e robustez" da capacidade de troca de informações genéticas.

Davies afirma que uma das questões sobre você ir para outro planeta é que somos todos meio vírus. “Um amigo meu pensa que a maior parte, ou pelo menos uma fração significativa, do genoma humano é, na verdade, de origem viral”. E, como essas cápsulas proteicas podem ter infectado e se incrustado em óvulos e espermatozoides de nossos ancestrais, metade do nosso DNA pode ter vindo dos vírus.

Dessa forma, embora tenham a sua existência relacionada com ocorrências ruins, ninguém pode negar a importância dos vírus na vida humana. Ou seja, se houver algum tipo de vida celular em outros planetas, parecida com esses nossos pequenos parasitas, é possível que o papel deles também seja o de transferir informações genéticas entre si.

Os comentários de Davies sobre vida extraterrestre foram feitos depois de um estudo recente ter sugerido que sinais de vida poderão ser detectados além do nosso sistema solar possivelmente daqui a dois ou três anos. 


Comentários