Cientistas anunciam que fim do mundo está mais próximo que nunca

Grupo criou mecanismo para alertar planeta sobre riscos de apocalipse

[Cientistas anunciam que fim do mundo está mais próximo que nunca]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Cientistas do Bulletin of the Atomic Scientists anunciaram nessa terça-feira (24), que o mundo está mais próximo do que nunca do seu fim. O grupo criou o mecanismo “doomsday clock” ou relógio do juízo final para alertar o planeta sobre os riscos de um potencial apocalipse.

Conforme os cientistas, quanto mais perto da meia-noite estiverem os ponteiros do relógio, mais próximo estará também o mundo do seu fim. Este ano, o grupo anunciou que estamos a 90 segundos do fim do mundo, o mais perto que o relógio do juízo final já chegou da meia-noite desde sua criação, em 1947.

Um fator essencial para isso foram as ameaças da Rússia de usar armas nucleares contra a Ucrânia. Apesar da explicação simples, a posição dos ponteiros do relógio é determinada por uma série de cálculos matemáticos complexos que medem a probabilidade real de eventos catastróficos acontecerem. Entre eles estão guerras nucleares, doenças epidêmicas e mudanças climáticas. O relógio foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, começaram a se preocupar com a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!