Cientistas desenvolvem tecido capaz de transformar vibrações mecânicas em sinais elétricos

O “tecido acústico” é inspirado no mecanismo da audição humana

[Cientistas desenvolvem tecido capaz de transformar vibrações mecânicas em sinais elétricos]

FOTO: Reprodução/ MIT/Greg Hren

Cientistas desenvolveram um tecido capaz de transformar vibrações mecânicas em sinais elétricos. O “tecido acústico” é inspirado no mecanismo da audição humana. Nossos ouvidos captam o som através de ondas de pressão que impulsionam nossos tímpanos de forma mecânica e o fazem vibrar.

Essa vibração é transmitida ao ouvido interno através dos ossos e câmaras auditivas e chega à cóclea, que transforma essa percussão mecânica em sinais elétricos, que são decifrados pelo cérebro e viram o som que conhecemos.

De modo similar, os engenheiros desenvolveram fios com propriedades piezoelétricas, que compõem a trama de um tecido capaz de captar as vibrações de som do ambiente, e transformar essa perturbação em sinais elétricos.

Nos testes, essas fibras conseguiram captar sons com diferentes decibéis, variando desde ambientes silenciosos, ou com muitos ruídos, como uma estrada com tráfego pesado.

Os resultados foram positivos e o tecido conseguiu gerar informações legíveis que variaram de acordo com a amplitude do som captado.

A Técnica foi avançada por engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em colaboração com a Escola de Design de Rhode Island, ambos nos Estado Unidos.

Gravando algumas palavras, os engenheiros transmitiram o sinal para o tecido, que vibrou de acordo com a informação recebida, e foi capaz de transmitir a informação a outra trama, que conseguiu reconhecer a informação.

Os pesquisadores também utilizaram a trama como forro de camisa, e nesse caso, o tecido foi capaz de captar o batimento cardíaco. Isso abre diversos usos para o mundo médico e para pessoas que necessitam de monitoramento contínuo.

Além dos usos para roupas, de acordo com os pesquisadores, o tecido também pode ser utilizado em pesquisas oceânicas, espaciais e até em construções!


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!