Cirurgiã plástica tira dúvidas e explica mais sobre o procedimento que devolve a autoestima e o bem-estar às mulheres após o parto!

Aos detalhes...

[Cirurgiã plástica tira dúvidas e explica mais sobre o procedimento que devolve a autoestima e o bem-estar às mulheres após o parto!]

FOTO: Reprodução/Instagram

  A maternidade está sempre ligada a um momento todo especial na vida de uma mulher. Assim que descobre que vai ser mãe, a ansiedade é grande, as transformações no corpo acontecem de forma revolucionária e, mesmo assim, tudo o que a gestante pensa é em ter seu filho nos braços.

            Mas todo esse lado romântico da maternidade, de certa forma, cai por terra após o parto. O período de amamentação, adaptação à nova rotina e as modificações estéticas sofridas, muitas vezes, leva as mulheres a um desequilíbrio total, baixa autoestima e, em casos mais graves, até a depressão.

            As mudanças na estrutura corporal da mulher podem ser severas após o parto, mas um procedimento que tem sido cada vez mais procurado nos consultórios pode reverter esse quadro e fazer com que a “mamãe” se sinta novamente linda e com tudo em cima.

            Trata-se do Mommy Makeover, que na tradução literal significa “transformação da mamãe”. E é exatamente isso que acontece após uma combinação de procedimentos e cirurgias plásticas em partes do corpo que deixaram de ser como a mulher gostaria, devido à gestação.

            De acordo com a cirurgiã plástica, Dra. Thamy Motoki, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e integrante da equipe da Human Clinic, em São Paulo, o Mommy Makeover envolve procedimentos que visam corrigir imperfeições nas mamas, abdome, glúteos, pernas, quadris e até na região íntima.

            A seguir a doutora Thamy tira todas as dúvidas sobre a técnica que vem conquistando cada vez mais adeptos. A cirurgiã explica como funciona a operação, quem pode realizar, quais as contraindicações, como é o pós-operatório, e muito mais. Confira!

O que é o Mommy Makeover?

Dra. Thamy Motoki: É um conjunto de cirurgias que visa restaurar o corpo da mulher após a gestação. Pode combinar mamoplastia e abdominoplastia, lipoaspiração com ninfoplastia (cirurgia plástica na região íntima), dentre outras.

Em que casos esse tipo de procedimento é recomendado?

Essa cirurgia é para mulheres que após a gestação apresentam alterações corporais como gordura localizada, diástase da musculatura abdominal, flacidez das mamas ou, até mesmo, hipertrofia dos lábios vaginais, problemas estéticos que estejam incomodando a autoestima e qualidade de vida.

Há alguma contraindicação para a realização dessa cirurgia?  

Não é recomendado para mulheres que ainda estejam amamentando ou de resguardo pós-parto. Também não é indicada para aquelas que possuam doenças sistêmicas ou dermatológicas descompensadas (hipertensão arterial, diabetes, lúpus, dermatites, dentre outras)

Após quanto tempo do parto a paciente pode passar por esse procedimento?

Recomenda-se esperar ao menos 1 ano após a gestação, ou 6 meses depois do término da amamentação para o início dos procedimentos cirúrgicos.

A Mommy Makeover interfere na amamentação?

Quando envolve cirurgia das mamas, pode interferir sim. Em alguns poucos casos há mulheres que apresentam dificuldade para amamentar quando realizam mamoplastias que incluem abordagens das aréolas.

É uma cirurgia que mexe em várias regiões do corpo (mamas, abdômen, quadril, pernas)? O procedimento é realizado de uma só vez ou são necessárias várias cirurgias em datas diferentes? 

O ideal é fazer duas cirurgias ou no máximo três de cada vez. Deve- se respeitar o tempo cirúrgico (inferior a 6 horas) e seguir os protocolos de segurança pensando sempre na prevenção de trombose e outras complicações inerentes ao ato cirúrgico. Cada caso deve ser avaliado minuciosamente pelo cirurgião, para que ele possa definir junto com a paciente qual a melhor estratégia a ser aplicada.

Que tipo de anestesia é utilizada nessa cirurgia?

Normalmente fazemos a anestesia geral. Nos casos de cirurgias das mamas, também é utilizado o bloqueio local dos nervos da região torácica, o que garante ausência de dor nas mamas.

É uma técnica nova ou já existe há algum tempo?

Já existe há algum tempo, mas tornou-se mais comentada nos últimos anos e temos notado uma procura cada vez maior entre as mulheres.

Quanto tempo dura o período de recuperação após a Mommy Makeover?

Depende de quais cirurgias forem realizadas. Por exemplo: na combinação de abdominoplastia e mastopexia (correção de mamas caídas) com prótese, a paciente necessita de repouso por 14 dias. Após esse período vai ganhando, aos poucos, mais liberdade para suas atividades diárias.

Quais os cuidados a paciente deve ter no pós-cirúrgico?

É importante utilizar as malhas cirúrgicas e as medicações prescritas. Respeitar o período de repouso ajuda a evitar problemas com as cicatrizes. Uma boa alimentação também é fundamental para uma pronta recuperação.

Existe algum tipo de manutenção?

Normalmente os retornos ao consultório médico devem ser feitos com 7, 14 e 30 dias após o procedimento. Depois essas consultas podem ser mensais até completar 6 meses da data da cirurgia.

Caso a paciente engravide após a Mommy Makeover, os resultados obtidos na cirurgia são perdidos?

Depende de quais cirurgias essa paciente realizou. Mas pode ser que, futuramente, ela precise de procedimentos complementares.

Quem já realizou a Mommy Makeover, mas teve um novo parto tempos depois, pode passar novamente pelo procedimento?

Mais uma vez, depende do procedimento que foi realizado, mas na maioria dos casos isso é possível sim.


Comentários