Cirurgião-dentista especializado no atendimento a pacientes oncológicos, idosos e pediátricos com comorbidades comenta retorno destes pacientes após vacinação contra a Covid-19

Aos detalhes...

[Cirurgião-dentista especializado no atendimento a pacientes oncológicos, idosos e pediátricos com comorbidades comenta retorno destes pacientes após vacinação contra a Covid-19]

FOTO: Divulgação

Após praticamente 2 anos de pandemia da Covid-19 no Brasil, com campanhas de vacinação em massa se efetuando nos últimos meses, acontece agora um nítido movimento de retomada das consultas odontológicas pelas pessoas que demandam necessidades específicas de atendimento. Esta percepção é do Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado em pacientes oncológicos, idosos, pediátricos com necessidades especiais e acamados.

“Desde o início do ano, houve uma demanda reprimida de pacientes em geral voltando aos dentistas, após mais de um ano sem pisarem em um consultório. No momento, noto o retorno dos meus pacientes, em sua grande maioria pessoas com necessidades específicas de atendimento por serem idosos, enfrentarem tratamentos contra o câncer, crianças com TEA (transtorno do espectro autista), com trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down), entre outras questões. 

Muito importante para a saúde como um todo, as consultas de avaliação da saúde bucal infelizmente tiveram de ser deixadas de lado pelas pessoas durante as fases mais graves da pandemia no país, especialmente por aquelas com sistema imunológico comprometido ou consideradas de maior risco. Entre elas estão os idosos e pacientes internados ou acamados, que demandam cuidados especializados. Como dentista cadastrado em hospitais de referência na cidade de São Paulo, o Dr. Regazi atende com frequência pacientes transplantados, em UTIs, e que apresentam necessidade imediata de atendimento odontológico, inclusive de cirurgias dentais.

Com a pandemia, muitos pacientes destes grupos de risco deixaram de procurar o dentista, com receio da Covid-19. “Infelizmente, a demora no atendimento pode levá-los a quadros graves, pois os dentes, que são órgãos internos e externos, ao mesmo tempo que são fundamentais para a mastigação e deglutição, são portas de entrada para bactérias, que podem causar doenças periodontais. Em pacientes com a saúde vulnerável, estas doenças podem rapidamente levar a doenças mais sérias e até a óbito”, lamenta o profissional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!