Com diárias a partir de 10 mil reais, hotel Le Grand Contrôle, é inaugurado dentro do Palácio de Versalhes

Aos detalhes...

[Com diárias a partir de 10 mil reais, hotel Le Grand Contrôle, é inaugurado dentro do Palácio de Versalhes]

Na última quarta-feira, o hotel Le Grand Contrôle, que fica dentro do Palácio de Versalhes, abriu suas portas ao público.

As diárias, dignas de realeza, saem a partir de 10 mil reais. Instalado num edifício construído há 340 anos pelo arquiteto favorito de Luís XIV, Jules-Hardouin Mansart, o complexo de luxo conta com 14 quartos. Entre eles está uma suíte especial com 120 metros quadrados.

Cada cômodo foi nomeado em homenagem a uma pessoa famosas que teve relação com o lugar e decorado em estilo inspirado nos séculos XVII e XVIII.

De acordo com o grupo francês Les Airelles, o arquiteto e designer de interiores responsável pela restauração, Christophe Tollemer, trabalhou com Emmanuelle Vidal-Delagneau, especialista em arte e herança francesa.

Juntos, eles chegaram à seleção de lustres, obras, artefatos, móveis e tecidos autênticos da época que poderá ser desfrutada pelos hóspedes. É como um museu, mas que pode tocar, sentar e deitar e que conta com comodidades do século XXI.

Os jantares são um pequeno teatro. O sino toca às 20h30 para avisar que é possível se servir do banquete com cinco pratos, sendo alguns cobertos de ouro. Para completar a “cena”, a brigada usa trajes de época. Os hóspedes saem em vantagem em relação a quem vai à Versalhes só para passear.

Todas as manhãs, antes da chegada do público em geral, é possível visitar o retiro Grand Trianon, do rei Luís XIV, e o Le Hameau de la Reine, construído para ser o refúgio de Maria Antonieta. À noite também é possível dar um passeio íntimo pelo próprio palácio, passando pelos aposentos de estado do rei e da rainha e o Salão dos Espelhos.

De Luís XV ao reinado de Luís XVI, o edifício que agora abriga o hotel funcionou como o equivalente ao atual Ministério das Finanças, hospedando a elite cultural europeia, que discutia algumas das questões políticas e econômicas mais significativas da época, incluindo os primeiros passos rumo à América independência.

Em 1857, a área foi confiada ao Exército, que instalou um refeitório de oficiais, desativado em 2004. Em 2016, a Instituição Pública do Palácio de Versalhes fez o contrato com o grupo Airelles que daria origem ao novo Le Grand Contrôle.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!