Com dois gols de pênalti, Bahia empata com Palmeiras fora de casa

Gilberto marcou duas vezes; Tricolor baiano permanece na 10ª posição, com 20 pontos

[Com dois gols de pênalti, Bahia empata com Palmeiras fora de casa]

FOTO: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia empatou com o Palmeiras em 2 a 2 pela 14ª rodada do Brasileirão na tarde deste domingo (11), no Allianz Arena. Com o resultado, o time paulista permanece na segunda posição, mas perdeu a chance de encostar na liderança. Com 29 pontos, o clube tem três a menos que o Santos, líder do campeonato. O Bahia permanece na décima posição com 20 pontos.

Foi uma primeira etapa de total domínio do Palmeiras, com intensidade nos ataques, velocidade no contra golpe, marcação alta e roubadas de bola. O time paulista sobrou em campo.

A dupla Dudu-Gustavo Scarpa levou perigo ao gol do Bahia desde os minutos iniciais. De tanto insistir, o Palmeiras abriu o placar. Aos 12 minutos, Dudu roubou a bola de Moisés no meio-campo e tocou pra Gustavo Scarpa no lado esquerdo. O meia cruzou na área, Moisés tentou consertar a trapalhada no lance e, ao tentar cortar a bola, mandou contra o próprio patrimônio. Douglas defendeu, mas a bola sobrou pra Dudu só empurrar para as redes. O gol ainda foi analisado pelo VAR antes de ser validado.

Luiz Adriano, estreante da tarde, atuou bem, criando boas situações ofensivas e até teve chance de marcar em chute de primeira, mas Douglas defendeu bem. Aos poucos, o Bahia foi equilibrando as ações e teve a chance do empate com Gilberto. A situação do time baiano para a virada da segunda etapa ficou melhor, quando o Verdão perdeu Felipe Melo, expulso já nos acréscimos, aos 48 minutos. Em disputa de bola pelo alto, o volante subiu com braço aberto e atingiu o atacante Lucca, que motivou a expulsão.

Na volta para segunda etapa, o Bahia entrou determinado em aproveitar a vantagem numérica e conseguiu o empate logo aos dois minutos. Arthur Caíke desviou a bola de cabeça dentro da grande área e Diogo Barbosa com braço aberto cortou a trajetória da bola. Pênalti marcado, após nova consulta do VAR. Gilberto foi para a cobrança e bateu como manda o protocolo: bola para um lado e goleiro pro outro. Mas mal deu tempo do tricolor comemorar. Aos 12 minutos, Marcos Rocha cobrou lateral na área, Dudu livre cabeceou e Douglas defendeu, mas novamente deu rebote e Dudu desempatou o placar.

O Bahia não se abateu com o gol sofrido e permanecia com forte marcação e tentava ser eficiente nos contra-ataques, apesar de também ter os ataques bem anulados pela defesa palmeirense. Aos 36, foi marcado novo pênalti para o Bahia com auxílio do VAR. No lance, Arthur Caíke tentou chutar a bola e Luan tentou cortar, mas tocou no atacante. O time paulista protestou muito contra a decisão do árbitro. Gilberto que não tinha nada a ver com a polêmica, cobrou muito bem mais uma vez, empatando a partida. Foi o 22º gol do atacante na temporada, artilheiro do Bahia no ano.

Para evitar um novo tropeço em casa, o Palmeiras foi pro tudo ou nada nos minutos finais. Aos 41 minutos, Lucas Fonseca saiu jogando errado da área de defesa e quando Dudu ia sair de cara pro gol, Gregore tocou o atacante por trás e foi expulso. Mas apesar de muita pressão, o Verdão não ficou a frente do placar. Apesar de Dudu ter chegado próximo em lance individual dentro da área, que Douglas espalmou para fora.

Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Goiás na Fonte Nova, domingo, às 16h. Já o Palmeiras visita o Grêmio no Sábado, às 21h, na Arena do Grêmio.


Comentários