Com fábricas paradas no Brasil, produção de vacinas infantis caem

País recorre à importação de imunizantes por ser mais barato

[Com fábricas paradas no Brasil, produção de vacinas infantis caem ]

FOTO: Reprodução

Com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, uma outra questão também põe em cheque a saúde do brasileiro: a queda no número de crianças vacinadas.  

Com duas fábricas paradas e redução da produção nacional de vacinas, o estoque de doses contra difteria, tétano, coqueluche e tuberculose tiveram uma redução na cobertura infantil, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

O registro maior de queda foi para a primeira dose de DTP (difteria, tétano e coqueluche), que reforça a proteção aos 15 meses de vida, no qual imunizou 86% das crianças, em 2014, e despencou para 56%, em 2019. 

A mesma situação se repete com a BCG, aplicada contra tuberculose, que normalmente registra os melhores índices de cobertura do calendário infantil, mas nos últimos anos recuou, quando a produção nacional caiu e os problemas com estoques apareceram. 

Os imunizantes poderiam ser produzidos no Brasil, caso a fábrica do Instituto Butantan, em São Paulo, fosse reformada. A promessa de reforma do local já se prolonga por mais de dez anos e ainda não há data para acontecer. 

A outra fábrica, responsável pela fabricação da BCG, teve o início das obras em 1989, e mesmo 30 anos depois, ainda não foi concluída por falta de recursos. Além de afetar os estoques da vacina, a baixa produção de BCG deixou pacientes com câncer sem tratamento em 2019, segundo a BBC Brasil.

Sem fabricação nacional, o Brasil precisa recorrer à importação das vacinas já que é mais barato comprar de fora do que produzir no país. 

"Os grandes laboratórios estão abandonando as linhas de produção para vacinas de retorno baixo e se concentrando naquelas de maior lucro. E aí faltam vacinas no mercado", diz Artur Couto, presidente da associação nacional dos laboratórios públicos (Alfob). 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!