Com previsão de safra recorde, agronegócio deve puxar crescimento da economia em 2023

Ao todo, a produção de grãos deve totalizar 302 milhões de toneladas

[Com previsão de safra recorde, agronegócio deve puxar crescimento da economia em 2023]

FOTO: Reprodução/Pixabay

As estimativas mais recentes de bancos apontam que o agronegócio deve puxar o crescimento da economia brasileira em 2023. Com previsão de safra recorde, o setor pode ter uma expansão de até 10% na geração de valor, levando o Produto Interno Bruto (PIB) do país a fechar o ano com alta de até 1,3%. Ao todo, a produção de grãos deve totalizar 302 milhões de toneladas. 

A alta de 14,7% em relação a 2022 representará 38,8 milhões de toneladas a mais. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento da produção estimula outros setores da cadeia do agro, que responde por quase um quarto do PIB, como os de máquinas e equipamentos, insumos e logística. No entanto, infraestrutura deficiente e juro alto são fatores que prejudicam o desempenho do setor.

O cenário positivo previsto para o campo em 2023 se reflete também nos negócios em torno das fazendas. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) indicam que os produtores se preparam para a supersafra. O setor de máquinas agrícolas registrou crescimento de 2% nas vendas internas em 2022, na comparação com 2021, alcançando R$ 91 bilhões em negócios. A expectativa é que o desempenho positivo das vendas se repita neste ano.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!