Como manter a alimentação saudável após a quarentena

Nutricionista dá dicas para adquirir o hábito de se alimentar bem

[Como manter a alimentação saudável após a quarentena]

FOTO: Reprodução

A pandemia do novo coronavírus mudou o comportamento das pessoas em vários aspectos. Um deles foi em relação a alimentação. Com a necessidade de cumprir o distanciamento social, as pessoas tiveram que lidar com algumas emoções como a ansiedade, o medo, a insegurança. Por conta disso, muitas delas acabaram encontrando na comida e bebidas, um meio de se sentir mais confortável.  

O nutricionista Rafael Soeiro e pós graduado em nutrição estética e funcional afirma que este é o problema. “Os alimentos que trazem esse conforto, geralmente, são altamente calóricos e acabam fazendo com que as pessoas ganhem peso mais rapidamente”, disse.  

Com as flexibilizações, o retorno ao trabalho presencial e as práticas de atividade físicas, a volta dessa rotina pode impactar positivamente na alimentação. Soeiro sugere que o ideal é já deixar as refeições organizadas, com horários certos para comer, sem pular as refeições, para evitar os momentos de compulsividade.

E como fica a questão dos excessos adquiridos durante a quarentena? Como podem impactar na saúde do indivíduo? O nutricionista afirma que os excessos alimentares a longo prazo podem ser prejudiciais tanto física quanto mentalmente. “Pode causar o aparecimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, alguns tipos de cânceres, problemas cognitivos”, frisou.

Sobre alimentos detox, o nutricionista avalia que não existe um alimento que sozinho vai ajudar a desintoxicar o organismo.  

“Órgãos como pulmões, rins, intestino e principalmente o fígado fazem esse papel de desintoxicar. O que podemos fazer é reduzir o consumo de alimentos processados e inserir aqueles alimentos que melhoram o funcionamento dos órgãos responsáveis pela destoxificação. Que são as frutas, as verduras, os folhosos verde-escuros (brócolis, espinafre, couve), melhorar o consumo de água, reduzir o consumo de açúcares, reduzir o consumo de sal. “Mas nutri, e o suco verde? Posso continuar tomando?” Sim, claro! O suco verde geralmente é feito com folhosos verde-escuros, alguma fruta e sem açúcar e pode ser um grande aliado. Mas não vai resolver se só tomar o suco verde e depois, durante o dia, ter uma alimentação ruim”, explicou Soeiro.

Projeto Verão

Já está se aproximando a época do ano em que as pessoas buscam o corpo perfeito. O chamado Projeto Verão. Rafael Soeiro alerta para as pessoas que fazem dieta sem orientação profissional. 

“Já estamos vendo por aí as pessoas no projeto verão, fazendo dietas altamente restritivas, sem acompanhamento profissional, pra tentar chegar ao final do ano com o físico que sempre sonhou. Este é um grande erro! Primeiramente temos que pensar que cada pessoa é um universo com respostas e necessidades diferentes. A tão famosa individualidade biológica! Então o ideal é que procure um Nutricionista pra avaliar quais são as necessidades, os objetivos, qual tipo de exercício físico que pratica, pra traçar o melhor plano para ela”, informa.

Dicas 

Soeiro afirma que é importante que as pessoas adotem o hábito da alimentação saudável. 

“Esta deve ser uma prática diária, que vai fazer parte de sua rotina semanal. Isso quer dizer que vou evitar de comer tudo que gosto pra sempre, que vou evitar eventos sociais pro resto de minha vida? Não! Apenas se programe para isso! Como disse, a alimentação saudável deve ser a regra e as refeições fora da rotina a exceção! Uma dica interessante é a seguinte: quando for fazer uma refeição fora do habitual, procure fazer exercício físico no dia, não cometa excessos e no outro dia, volte à rotina!”
 

 


Comentários