Comportamento é mais importante na contratação do que habilidades técnicas, revela pesquisa

Metade dos donos de pequenos negócios ouvidos pretende contratar mais funcionários em 2020

[Comportamento é mais importante na contratação do que habilidades técnicas, revela pesquisa]

FOTO: Reprodução / Freepik

As competências comportamentais são mais importantes do que as habilidades técnicas para os donos de micro e pequenas empresas. Uma pesquisa do Sebrae realizada com 1.859 proprietários de pequenos negócios de todas as regiões do país mostrou 56% deles consideram que os aspectos comportamentais têm mais importância do que às habilidades técnicas (44%).

Dentre as características mais buscadas por esses empresários no momento das entrevistas para contratação estão a proatividade e pontualidade.  O levantamento mostrou ainda que para cerca de 1/3 dos empresários, as vagas com maior dificuldade de contratação são aquelas que exigem relacionamento e atendimento ao cliente.

Para preencher este tipo de vaga, 44% dos empresários não exigem experiência, pois fazem a capacitação no próprio local de trabalho. Já para 32% dos entrevistados é necessário uma experiência maior de 6 meses na atividade. Cerca de 1/3 dos donos de negócios preferem contratar funcionários com até 35 anos de idade, mas a maioria – cerca de 60% – afirma que não tem preferência por faixa etária específica. 

Vendas

Quase metade dos donos de pequenos negócios ouvidos procura funcionários que tenham habilidade de vender o produto ou serviço oferecido pela empresa. E para cerca de 1/3 deles,  o conhecimento do candidato em tecnologias atuais, que ajudem a tornar o negócio mais digital, pesa na escolha.

Metade dos donos de pequenos negócios se mostra otimista e pretende contratar mais funcionários em 2020. Outros 41% esperam manter o mesmo nível atual de empregados e 9% pretendem reduzir o quadro de funcionários no próximo ano. A pesquisa mostrou também que a grande maioria dos empresários (70%) ainda não realizou nenhuma contratação dentro dos novos modelos implementados com a reforma trabalhista e 17% afirmaram não ter conhecimento sobre essas mudanças. 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!