ConecteSUS segue apresentando falhas às vésperas do início do 'passaporte'

Segundo profissionais de saúde, o represamento de dados é atribuído ao aumento da demanda durante a pandemia

[ConecteSUS segue apresentando falhas às vésperas do início do 'passaporte']

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O ConecteSUS, carteira digital de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), continua a apresentar falhas e instabilidade, dificultando a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 para quem já recebeu duas doses.

Entre as falhas, estão suspeitas de fraude, ausência de doses e erro nas marcas das farmacêuticas das vacinas. Informações divergentes e até mesmo inexistentes dificultam a possibilidade de que estados e municípios consigam adotar a ferramenta como “passaporte” de vacinação para se inserir em alguns lugares. 

Segundo profissionais de saúde, o represamento de dados é atribuído ao aumento da demanda durante a pandemia, por conta dos números de casos e de hospitalizações. Em alguns locais, principalmente nos de difícil acesso, registros são feitos à mão por falta de equipamentos, de internet ou de funcionários para só então serem digitalizados. Em muitos casos ocorrem erros.

"(O ConecteSUS) é um sistema que veio depois de vários sistemas já implantados. Pode ser que os sistemas (municipais, estaduais e federal) não consigam conversar, porque cada um tem linguagens e protocolos diferentes. Quanto aos erros, não podemos afastar a possibilidade de fraudes, mas é bastante comum haver falhas humanas no processo de inserção de dados no sistema" afirma a professora de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE) Patrícia Takako Endo. 


Comentários