Confiança do Comércio registra recuo no índice em novembro, diz FGV

Após a queda, o Icom chegou a 87,2 pontos, o menor desde abril deste ano

[Confiança do Comércio registra recuo no índice em novembro, diz FGV]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Os índices de Confiança do Comércio (Icom) e de Serviços (ICS) registraram queda em novembro, na comparação com o mês de outubro. O Icom recuou 10,8 pontos e chegou a 87,2 pontos, em uma escala de 0 a 200. Esse é o menor patamar desde abril deste ano, quando foi de 85,9 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29), pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Empresários dos seis segmentos do comércio pesquisados pela FGV afirmaram ter sido atingidos pela queda da confiança. O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no presente, perdeu 12,6 pontos e caiu para 89,7 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a percepção sobre o futuro, recuou 8,6 pontos e atingiu 85,2.

O ICS teve uma queda mais moderada que o Icom na passagem de outubro para novembro: -5,4 pontos. Com o resultado, o ICS chegou a 93,7 pontos, o menor nível desde março deste ano (92,2 pontos).

O Índice de Situação Atual caiu 3,1 pontos e foi para 96,9, enquanto o Índice de Expectativas cedeu 7,5 pontos, ficando em 90,7 pontos, menor nível desde abril de 2021 (88,7 pontos).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!