Confiança dos empresários cai 2,6% em setembro, diz CNC

Comércio fica menos otimista após volume de vendas registrar queda

[Confiança dos empresários cai 2,6% em setembro, diz CNC]

FOTO: Agência Brasil

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados nesta terça-feira (27), mostram que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) marcou 125,5 pontos em setembro, uma redução de 2,6% na comparação com o mês anterior. O indicador mostra como os responsáveis pelas empresas enxergam o varejo e o que esperam para os próximos meses. 

De acordo com o levantamento, o índice sofreu uma diminuição de 7,1% e marcou 107,8 pontos, influenciada pela avaliação sobre o próprio setor, que caiu 8,1% neste mês, chegando a 108 pontos. Os valores vieram em sintonia com o declínio nas vendas por três meses seguidos, de maio a julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A CNC utiliza dados de aproximadamente seis mil empresas em uma escala de zero a 200, tendo 100 como neutralidade. 

Ainda de acordo com a CNC, o plano de renovação dos estoques avançou 1,2% entre agosto e setembro, após dois meses de queda. Na comparação anual, a alta é de 4,4%. A proporção daqueles que consideram seus estoques acima do adequado recuou para 24,4%, ante 25,2% em setembro de 2021.

O levantamento também agrega as expectativas para os próximos meses, cujo otimismo caiu 0,2% na comparação com agosto, devido aos desafios dos juros altos e do endividamento para os consumidores. Já a perspectiva da economia para o curto prazo teve uma leve alta de 0,4%, com influência da revisão do PIB para cima pelo mercado, da melhora no mercado de trabalho e dos programas de transferência de renda do governo.
 


Comentários