Confira os cuidados com os pets durante o isolamento

Banhos e tosas em salões devem ser suspensos

[Confira os cuidados com os pets durante o isolamento]

FOTO: Adobe Photos

Os donos de animais de estimação que passaram a ficar mais tempo em casa na companhia dos pets, devido às medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus, se questionam sobre os cuidados que precisam ser tomados.

“O ideal é que o cão respeite o período de isolamento com o dono, já que a convivência entre as pessoas e seus animais costuma ser muito intensa. Muitos sobem no sofá, na cama e não sabemos até que ponto o vírus sobrevive no pelo ou na pata do animal. Só vale se afastar deles se o dono apresentar algum sintoma. Bichos são ótimas companhias e podem ajudar nesse período de isolamento, aplacando a solidão” diz a veterinária Teresa Gioia.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 44% dos domicílios têm cães no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, não há evidências de que eles possam transmitir o vírus. Pet shops e consultórios estão na lista de serviços essenciais que estão abertos durante o período de isolamento. Mas somente vá a esses locais em casos de emergência.

Eles e o vírus

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, é recomendável que pessoas com Covid-19 limitem o contato com animais até que mais informações sejam conhecidas, mas não há evidências de que eles possam transmitir o vírus.

Animais devem ter distanciamento também

O coronavírus sobrevive em superfícies, e ainda há dúvidas se pode resistir sobre o pelo ou a pata do animal. Na dúvida, melhor que eles fiquem em casa e evitem contato com outras pessoas, animais e locais públicos.

Salão suspenso

Banhos, tosas e manicures devem ser suspensas. Para banhos terapêuticos, e, caso de problema de pele, peça orientação ao veterinário. Faça escovação diária e, caso não queira dar banho em casa, use produtos de lavagem a seco. A maior parte das raças pode ficar até dois meses sem banho sem problemas.

Ajuste a comida

Se o animal tem tendência à obesidade e vai ficar mais tempo parado, melhor diminuir a quantidade de ração.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Condenado, Robinho diz que teve direitos constitucionais violados]

O texto aponta falhas processuais, inclusive na aplicação da Lei de Migração

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!