Conselho da ONU aprova resolução sobre cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza

Texto contou com abstenção dos Estados Unidos

[Conselho da ONU aprova resolução sobre cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza]

FOTO: ONU/Manuel Elias

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira (25), com 14 votos a favor e abstenção dos Estados Unidos, o projeto de resolução para um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. A votação ocorreu no mesmo dia em que Israel lançou mais uma ofensiva contra membros do grupo terrorista Hamas. 

Na última sexta-feira (22), uma resolução dos Estados Unidos sobre o assunto foi vetada pela Rússia e pela China. Os EUA já tinham vetado três propostas anteriores que exigiam o fim dos combates no enclave palestino. 

Antes, o argumento era o de que Israel tinha o direito de se defender após o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro. O documento, publicado nesta segunda,  “exige um cessar-fogo humanitário imediato no Ramadã (mês sagrado muçulmano que teve início no último dia 10)” e a libertação imediata de todos os reféns.

Mudança de orientação

Em outubro do ano passado, os EUA vetaram a proposta de resolução feita pelo Brasil, então na presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU. A resolução, que seria a primeira manifestação formal do órgão sobre a guerra entre Israel e o Hamas, já não mencionava um pedido de cessar-fogo.

Mesmo assim, a representante dos EUA no conselho vetou a proposta alegando que o documento não mencionava o direito de defesa de Israel. A intenção dos EUA apresentarem uma resolução no Conselho de Segurança na ONU propondo a interrupção do conflito no território palestino começou a ser ventilada em fevereiro.

Na semana passada, a gestão do presidente Joe Biden enviou ao Conselho de Segurança da ONU um documento que pedia um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Agora, pela primeira vez desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, nenhum país votou contra a medida. 

Número de mortes

Em comunida no último domingo (24), o Ministério da Saúde palestino informou que a atuação das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza já deixou ao menos 32.226 mortos e 74.518 feridos desde o dia 7 de outubro de 2023.

A nova escalada da violência na região se iniciou quando o grupo armado palestino Hamas deflagrou um ataque a um festival que acontecia no território israelense. Desde então, uma nova guerra no Oriente Médio foi iniciada.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!