Consumir uma maçã por dia reduz risco de fragilidade em 20%, diz estudo

Condição afeta de 10% a 15% dos idosos

[Consumir uma maçã por dia reduz risco de fragilidade em 20%, diz estudo]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostra que frutas como maçãs e amoras, que contêm flavonoides chamados quercetina, podem ser essenciais para  a prevenção da fragilidade. Essa condição favorece o risco de quedas, fraturas, incapacidade, hospitalização e morte. De acordo com especialistas, a fragilidade afeta de 10% a 15% dos idosos. 

No estudo, os pesquisadores brincam com uma referência a um antigo ditado da língua inglesa “An apple a day keeps the doctor away”, algo como “uma maçã por dia mantém o médico afastado.”  “Nossas descobertas sugerem que, para cada 10 mg de ingestão de flavonoides por dia, as chances de fragilidade foram reduzidas em 20%. Indivíduos podem facilmente consumir 10 mg de flavonóides por dia, já que uma maçã de tamanho médio contém cerca de 10 mg de flavonoides”, afirmam os autores no estudo.

Os pesquisadores sugerem ainda que pesquisas futuras devem se concentrar em intervenções nutricionais de flavonoides ou quercetina para o tratamento da fragilidade. 


Comentários