Cordilheira dos Andes perde quase metade das geleiras em 30 anos

Informação consta em estudo produzido a partir de imagens de satélite

[Cordilheira dos Andes perde quase metade das geleiras em 30 anos]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Um estudo inédito do MapBiomas, divulgado nesta sexta-feira (20), mostra que quase metade das geleiras da Cordilheira dos Andes desapareceu nos últimos 30 anos. Isso significa que a dimensão da área passou de 2.429,38 km2 para 1.409,11 km2 em três décadas. Segundo o levantamento, o maior volume de queimadas na floresta amazônica está entre os principais motivos para o degelo da região. A informação é da CNN.

Os pesquisadores afirmam que o aumento no número de incêndios na região gerou uma maior liberação de carbono negro na atmosfera, elemento que tem origem da combustão de madeiras ou combustíveis fósseis. “As geleiras dos Andes tropicais estão passando por uma rápida redução, com potenciais impactos ambientais, culturais e econômicos para o mundo inteiro. E um dos motivos é a queima das florestas, que gera carbono negro e acelera o recuo das geleiras quando entra em contato com sua superfície”, explicou a Efrain Turpo, ambientalista que liderou o estudo.

O estudo foi produzido a partir de um mapeamento de imagens de satélite entre 1985 e 2020. Os dados mostram que as geleiras mais afetadas estão localizadas a menos de 5 mil metros acima do nível do mar, que, em 30 anos, perderam quase 80,25% de sua área. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!