/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

CoronaVac tem eficácia global de 50,38% nos testes feitos no Brasil

Notícias
Coronavírus

CoronaVac tem eficácia global de 50,38% nos testes feitos no Brasil

Índice de eficácia global aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos

Por Da Redação
CoronaVac tem eficácia global de 50,38% nos testes feitos no Brasil
Foto: Reprodução/TV Globo

Durante uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12), o Instituto Butantan informou que a vacina CoronaVac registrou eficácia global de 50,38% nos testes realizados no Brasil. 

O índice de eficácia global aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde e também pela Anvisa é de 50%.

Na última semana, o instituto já havia anunciado que, nos testes feitos no país, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados, ou seja, a vacina protegeu contra mortes e complicações mais severas da doença.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas,  a "vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial". 

A CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 que usa vírus inativados. Ela é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo. Os testes foram feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, em 16 centros de pesquisa.

De acordo com os pesquisadores chineses, a CoronaVac não apresentou "nenhuma preocupação com relação à segurança". A maioria das reações foram leves, sendo que a mais comum foi a dor no local da injeção.

A taxa de eficácia de 78%, apresentada pelo Instituto Butantan na última semana, foi calculada considerando somente casos de Covid-19 com pontuação maior ou igual a 3, comparando o grupo vacinado e o grupo que recebeu placebo, uma substância neutra.

Já a eficácia divulgada nesta terça (12) inclui também pacientes com Covid-19 considerados independentes, isto é, que apresentam apenas sintomas leves, sem necessidade de intervenção médica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102