Coronavírus: álcool gel falsificado não mata o vírus e pode irritar a pele

Vender álcool gel adulterado é crime

[Coronavírus: álcool gel falsificado não mata o vírus e pode irritar a pele]

FOTO: Reprodução

Um dos grandes aliados na prevenção contra o coronavírus é o álcool gel. Devido à alta procura, o preço do produto inflacionou. E para piorar ainda mais a situação, criminosos estão vendendo versões falsificadas. 
Nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, um comerciante foi preso vendendo a substância adulterada por R$ 40. No metrô de São Paulo, a mesma situação ocorreu.

Vender álcool gel adulterado é crime. Além disso, o produto traz riscos e não age contra o vírus. Isso porque, ao produzir a substância, deve-se levar em consideração um local apropriado, temperatura adequada, além de bom conhecimento químico.

Leonardo Costa, professor de química da UFF (Universidade Federal Fluminense) e da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), explica que para o álcool fazer efeito deve-se usar o número 70 e não qualquer tipo. "Muita gente está usando o álcool comum e misturando com outro produto. Normalmente, o álcool que temos em casa é composto de 42,5% da substância. Se a pessoa tentar fazer um álcool gel com o álcool que temos em casa, a composição terá mais água do que álcool, o que não mata o vírus", explica.

O especialista ressalta ainda que fazer o produto fora de um laboratório confiável aumenta ainda mais o risco de contaminação e outros problemas. "Já é um risco adulterá-lo, porém, se a pessoa fizer em um local muito quente, por exemplo, o álcool evapora e perde o efeito. É muito preocupante", diz. 

A adulteração do álcool gel pode trazer diversos riscos à saúde. A substância falsa eleva o risco de irritações na pele, queimaduras, alergias, ressecamento e intoxicação. "O pior de todos os sintomas é a intoxicação. E isso pode ocorrer durante a fabricação do produto ou por quem o recebe", afirma Costa.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!