Corregedoria suspende seleção de estágio que não contratava pessoas cisgênera heterossexuais

Vagas foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia

[Corregedoria suspende seleção de estágio que não contratava pessoas cisgênera heterossexuais]

FOTO: Divulgação/ TJ-BA

A Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu uma seleção de estágio para o órgão com contratação restrita às pessoas trans, não-binárias ou LGBTQIA+, sobretudo pretas. O edital vetava a contratação de pessoas cisgênera heterossexuais.

"Não haverá contratação, em nenhuma hipótese, de pessoas cisgênera heterossexuais", dizia o documento. Foram ofertadas três vagas de estágio remunerado para estudantes de direito, sob a responsabilidade do juiz Mário Soares Caymmi Gomes, titular da 12ª Vara de Relações de Consumo.

O corregedor-geral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano afirmou, na última sexta-feira (30),  que o edital “aparenta ter incorrido em equívocos, tanto na forma em que foi redigido quanto na adoção de regras excludentes em desproporcionalidade”. Ele  considera que a proibição a candidatos heterossexuais é “geral e abstrata”. “Em uma análise superficial, não parece razoável a vedação imposta”.

Na decisão, o corregedor diz ainda que a proibição absoluta de candidatos de outros grupos, ainda que majoritários, “não se justifica”.

O Farol da Bahia entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia solicitando esclarecimentos sobre o edital da seleção quando ela foi divulgada, no dia 24 de janeiro. Mas, até o momento não obtivemos resposta. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!