Covid-19: Brasil começa a aplicar vacina bivalente da Pfizer em fevereiro

Nova versão oferece proteção extra contra a Ômicron e subvariantes

[Covid-19: Brasil começa a aplicar vacina bivalente da Pfizer em fevereiro]

FOTO: Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) o plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. Na primeira etapa, que começará em 27 de fevereiro, as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. As vacinas da "segunda geração" foram elaboradas para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes. Essa nova versão foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro do ano passado.

A pasta anunciou que grupos mais expostos ao risco da doença e que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão a bivalente. De acordo com a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, a vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes Ômicron.

O objetivo, segundo ela,  é expandir a resposta imune específica à variante e melhorar a proteção da população. Meiruze alertou, entretanto, que as pessoas, principalmente os grupos de maior risco, não deveriam atrasar sua vacinação de dose de reforço já planejada para esperar o acesso à vacina bivalente, pois todas as vacinas de reforço aprovadas ajudam a melhorar a proteção contra casos graves e morte por Covid-19.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Sono ruim aumenta risco de glaucoma em até 20%,diz estudo! ]

Ronco e sonecas durante o dia também aumentam chance de ter um glaucoma

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!