Covid-19: estudo aponta que reforço da Janssen para quem tomou Pfizer aumenta resposta imune

Medida transmite resposta positiva em relação às variantes Delta e Beta

[Covid-19: estudo aponta que reforço da Janssen para quem tomou Pfizer aumenta resposta imune]

FOTO: Getty Images

Pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Harvard Medical School afirmaram no último domingo (5), após a conclusão de um estudo, que usar a vacina da Janssen como dose de reforço nas pessoas inicialmente imunizadas com a Pfizer produz uma forte resposta imune do corpo, podendo até produzir uma proteção ainda maior contra formas graves da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

O estudo, produzido inicialmente com 65 voluntários que receberam as duas doses da vacina da Pfizer, mostrou que utilizar a dose extra da Janssen produziu uma resposta dos anticorpos que, embora mais lenta, foi mais sustentada contra a forma original do novo coronavírus. Além disso, os pesquisadores afirmaram que há resposta positiva contra as variantes Delta e Beta.

A aplicação do reforço da Pfizer produziu uma resposta mais rápida do sistema imune, que, no entanto, decaiu também em ritmo mais acelerado, sugeriu o estudo. “Como doses extras, ambas vacinas produziram ótimos níveis de anticorpos. Na quarta semana, os anticorpos neutralizantes estavam em níveis comparáveis”, afirmou o Dr. Dan Barouch, líder do estudo, à CNN.

Depois de quatro semanas, no entanto, os níveis de anticorpos começaram a decair em pessoas que receberam a vacina extra da Pfizer, enquanto eles continuavam a subir naqueles que receberam a Janssen. 

Os anticorpos são a primeira linha de defesa imune que pode barrar um vírus de infectar as células, enquanto as células T entram depois para destruir as células infectadas. Essas células T não previnem infecções leves, mas podem impedir que elas progridam para uma forma mais grave da doença. Apesar do estudo não incluir a variante Ômicron, Barouch disse que os estudos poderão ser importantes para se debater caminhos de combate contra a última variante.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!