Covid-19: notificados 34 de casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Anvisa aconselha que empresas incluam informações nas bulas sobre raro distúrbio neurológico

[Covid-19: notificados 34 de casos raros de Guillain-Barré após vacinação]

FOTO: Divulgação/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu 34 notificações de casos suspeitos da síndrome de Guillain-Barré após a vacinação contra a Covid-19. Apesar do comunicado, a Agência ressaltou que mantém a recomendação da continuidade da vacinação em todo o país, já que os benefícios dos imunizantes superam os riscos.

De acordo com a Anvisa, 27 dos casos suspeitos da doença que é um raro distúrbio neurológico, ocorreram após a vacinação com o imunizante da AstraZeneca. Quatro notificações ocorreram depois do uso da CoronaVac e três após o recebimento da Janssen, a vacina da Johnson&Johsnon. A agência solicitou que as empresas responsáveis por cada vacina incluam nas respectivas bulas informações sobre o possível risco da síndrome.

De acordo com os dados do consórcio de imprensa, 98.202.468 pessoas já foram parcialmente imunizadas com a primeira dose de uma das vacinas, o equivalente a 46,38% da população brasileira. E 39.493.648 pessoas estão totalmente imunizadas com as duas doses ou com a vacina de dose única, ou seja, 18,65% da população nacional.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune em que o próprio sistema imunológico ataca as células nervosas. Os episódios após vacinação são muito raros, mas já foram relacionados com outras vacinas, como a da gripe.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!