Covid-19: OMS aprova uso emergencial da vacina da CanSino

Imunizante, produzido na China, é administrado em dose única

[Covid-19: OMS aprova uso emergencial da vacina da CanSino]

FOTO: Reprodução

O uso emergencial da vacina Convidencia, contra a Covid-19, produzida pelo laboratório CanSino, da China, foi aprovada nesta quinta-feira (19) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o órgão, a vacina Convidencia utiliza um adenovírus humano modificado que expressa a proteína Spike do SARS-CoV-2, com o objetivo de induzir a resposta imunológica no organismo. O imunizante é administrado em dose única. A OMS também informou que a autorização permite que os países acelerem processos de aprovação regulatória para importar e administrar as vacinas.

Revisão de dados sobre qualidade, segurança, eficácia, um plano de gerenciamento de risco, adequação programática e uma inspeção no local de fabricação, são avaliados pelo processo realizado pela OMS. O imunizante demonstrou ter 64% de eficácia contra doença sintomática e 92% contra Covid-19 grave.

Convocado pela OMS e composto por especialistas regulatórios do mundo todo, o Grupo Técnico Consultivo para Listagem de Uso de Emergência determinou que a vacina atende aos padrões da entidade para proteção contra a Covid-19 e que os benefícios da vacina superam em muito os riscos.

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) da OMS, que formula políticas específicas de vacinas e recomendações para o uso de imunizantes em populações, também realizou revisão. O órgão recomenda o uso do imunizante em dose única em todas as faixas etárias acima de 18 anos.

A solicitação de uso emergencial da vacina Convidencia, foi enviado no dia 10 de novembro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido foi apresentado pelo laboratório Biomm, representante no Brasil do fabricante da vacina produzida na China.

No dia 13 de maio, a Anvisa recebeu o pedido de registro da vacina Convidencia. De acordo com a agência, a solicitação já está em avaliação pelas áreas técnicas envolvidas e o prazo de análise é de 60 dias.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Escritora brasiliense Lella Malta leva o projeto Escreva, Garota!   para a Bienal do Livro Bahia! ]

Entre os dias 26 de abril a 1° de maio, o projeto idealizado por Lella reunirá mais de 70 autoras para celebrar a escrita de mulheres em Salvador

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!