/

Home

/

Notícias

/

Turismo

/

Covid-19: Portugal bate recorde de vacinação e vira principal destino turístico europeu

Notícias
Turismo

Covid-19: Portugal bate recorde de vacinação e vira principal destino turístico europeu

País aplicou 129 mil doses em 24 horas

Por Da Redação
Covid-19: Portugal bate recorde de vacinação e vira principal destino turístico europeu
Foto: Agência Brasil

Após bater o recorde de vacinação no último final de semana e conseguir controlar os casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Portugal se tornou o principal destino turístico seguro da Europa. A partir desta segunda-feira (17), os britânicos, principais visitantes no verão, estão liberados para passar férias no país sem precisar fazer quarentena na volta. Contudo, Portugal ainda exige apresentação do teste negativo para covid. 

Já foram confirmadas, até o momento, as chegadas de 17 voos com 5,5 mil turistas do Reino Unido ao Algarve, região famosa pelas praias exuberantes. Além dos britânicos, Portugal também libera a entrada de qualquer viajante a turismo da União Europeia ou da zona de livre circulação do continente (Espaço Schengen), desde que apresente teste negativo e venha de um país com taxa de incidência de infecção por Sars-CoV-2 abaixo dos 500 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas.

A retomada do turismo acontece no momento em que Portugal bate o recorde de vacinação em 24 horas ao aplicar 129 mil doses no último sábado (15), acima da meta de 100 mil por dia. Mais de 13% da população recebeu as duas doses (1,3 milhão de pessoas) e 31% tomaram uma dose (3,1 milhões). Além disso, o país está há dias sem registar mortes por covid. Com isso, a perspectiva é que o verão de 2021 seja melhor que o do último ano, quando apenas o turismo interno movimentou um pouco o setor. As reservas de quartos de hotéis e aluguéis de imóveis por temporada aumentaram e, em algumas cidades, já ultrapassam os 60%.

Em 2019, Portugal recebeu, ao todo, 16 milhões de turistas estrangeiros, número que despencou para quatro milhões em 2020 (cerca de 400 mil britânicos). Os prejuízos financeiros do turismo são enormes e a recuperação total, com a volta ao normal, só deve ocorrer em 2023. Somente no primeiro trimestre deste ano a quebra chegou a 80% em relação a 2020. Isto significa que o país recebeu 790 mil hóspedes, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE). O governo prepara um plano de apoio ao setor.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102