Derretimento de geleiras libera toneladas de bactérias, aponta estudo

Uma das grandes preocupações de cientistas é o surgimento de pandemias

[Derretimento de geleiras libera toneladas de bactérias, aponta estudo]

FOTO: Reprodução/Shutterstock

O derretimento da calota polar no norte do planeta Terra, acelerado com a intensificação do aquecimento global, libera milhões de toneladas de bactérias no meio ambiente, de acordo com um novo estudo publicado na revista cientifíca Nature Communcations Earth & Environment. 

Foram coletadas amostras de água derretida de dez heleiras e calotas na América do Norte e Europa, onde apontaram a existência de milhares de micróbios em cada mililitro de líquido. 

Uma das grandes preocupações dos cientistas é o surgimento de pandemias. É possível que haja cepas pré-históricas de vírus ou bactérias presas nas grossas paredes de gelo dos polos capazes de infectar os seres humanos ou outros habitantes do planeta. Para os estudiosos, é questão de tempo para que alguma delas escape desse reservatório de espécies.

Durante a pesquisa, os microbiologistas observaram que muitas das bactérias encontradas foram mortas pela exposição ao sol. Isso, segundo os autores do estudo, reduz as chances de infecção desses organismos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!