Desafio permanente do controle de infecções hospitalares

Confira o editorial desta segunda-feira (16)

[Desafio permanente do controle de infecções hospitalares]

FOTO: Divulgação

Para reforçar o sentimento de conscientização às autoridades sanitárias, gestores de hospitais e trabalhadores de saúde quanto à importância do controle das infecções hospitalares, o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares foi instituído por lei em 2008 a cada 15 de maio.

Controlar a infecção hospitalar, no entanto, é um desafio permanente. Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta.

Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

O uso indiscriminado de antibióticos é tido por órgãos de saúde como o principal responsável pela resistência microbiana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), não à toa, a descreve como uma “das maiores ameaças globais à saúde, ao desenvolvimento e à segurança dos alimentos” no século 21.

As infecções hospitalares são problemas frequentes em hospitais de todo o mundo. Felizmente, profissionais especializados em controle de infecção hospitalar são cada vez mais preparados e amparados para fazer o controle correto. Seguir suas orientações é fundamental para tratar corretamente essas doenças e evitar o surgimento de patógenos multirresistentes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!