Dez países não registraram casos de Covid-19 e são excelentes destinos de viagem

Vários deles são ex-colônias da Europa

[Dez países não registraram casos de Covid-19 e são excelentes destinos de viagem ]

FOTO: Jansan/Creative Commons

A pandemia provocada pela Covid-19 atingiu, segundo a Organização Mundial da Saúde, 188 nações e territórios em todo o mundo, com mais de 6 milhões de casos confirmados. Na contramão, uma dezena de países conseguiram evitar completamente a doença e seguem sem pacientes internados ou suspeitos e se preparam para o "novo normal" da economia mundial. Em comum, a característica de serem pequenas ilhas no pacífico, várias delas, ex-colônias europeias cuja localização contribuiu para que o vírus não fosse disseminado.

De acordo com o Shledon Yett, representante da Unicef em 14 países insulares do Oceano Pacífico, o isolamento geográfico natural dessa região foi parte importante da prevenção à covid-19, mas a ação rápida na região sacramentou o que hoje é um resultado zero da doença. "Eles também foram muito rápidos em limitar e, em seguida, impor uma proibição total de entrada de aviões e navios, o que significa que foi muito difícil para qualquer pessoa portadora do vírus chegar a esses lugares", declarou à Deutsch Welle.

Confiras os países que não foram afetados pela Covid-19

Ilhas Marshall

Localizada na Oceania, a nação tem 181 km2, o equivalente a 43 Parques da Cidade, de Brasília. O país tem o dólar como moeda oficial e inglês e marshalês como línguas. É cristão, batizado a partir do nome do britânico John Marshall, cuja capital é Majuro, com 24 mil habitantes.

Ilhas Salomão

Com cinco vezes a dimensão do Distrito Federal, a nação tem o inglês como língua oficial (e mais de 70 dialetos locais). Honiara é a capital e sua moeda é um dólar próprio. É conhecida por sua vida selvagem, incluindo barracudas e crocodilos.

Kiribati

Formado por 33 ilhas, o país tem 811km2 e se destaca por ser o único do mundo a ter território nos quatro hemisférios da Terra. Com fuso de +14 em relação a Greenwich, é o primeiro a chegar ao "ano novo", antes mesmo de Nova Zelândia e Austrália. Tem pouco mais de 100 mil habitantes, fala inglês e gilbertêse sua capital é Tarawa do Sul.

Micronésia

Os Estados Federados da Micronésia são formados por mais de 600 ilhas em um espaço de 702km2. A nação fala inglês, opera com dólar americano e tem como capital Paliquir. O turismo ainda é bem incipiente, mas é possível aproveitar belas praias e a cultura local que passou por vários intercâmbios com as polinesias.

Nauru

Com apenas 21km2, é um dos menores países do mundo, com área equivalente a cinco Parques da Cidade, de Brasília. A língua oficial é o nauruano e a cidade mais populosa é Yaren (por seu tamanho, não adota capital). Tem apenas 13 mil habitantes e apenas uma companhia aérea opera voos para lá, a Our Airline, das Ilhas Salomão e da Austrália.

Palau

O país tem como línguas oficiais o inglês e o palauano e opera com dólares americanos. Mas no território se fala de tudo, inclusive japonês, chinês, filipino etc. Tem 459km2 e pouco mais que 21 mil habitantes. Sua capital é Ngerulmud.

Samoa

Independente da Nova Zelândia, fala-se inglês e samoano no país que possui um dos mais altos IDHs da região. Com dimensão semelhante à metade do Distrito Federal, o país possui cerca de 180 mil habitantes, tem uma moeda própria, o Tala. Sua capital é Apia.

Tonga

Mais que hit das olimpíadas com seus atletas besuntados, Tonga tem recursos naturais e cultura para agradar os turistas. Fala-se tonganês e inglês, a moeda é a pa'anga e a capital é Nuku'alofa. Os tonganeses também têm danças que geram performances, a exemplo da ma'ulu'ulu, que lembra o haka, dos vizinhos neozelandeses.

Tuvalu

Formada por um conjunto de nove ihas, essa nação fala inglêse tuvaluano e como Austrália e Nova Zelândia, tem a Rainha Elizabeth com monarca. No país circulam dólares locais e australianos. Há apenas 12 mil habitantes numa área de 26km² - é 220 vezes menor que Brasília.

Vanuatu

Tem como capital Porto Vila e como línguas oficiais bislama, francês e inglês. Com quase 300 mil habitantes, o país tem 12 mil km2 e opera com a moeda vatu. Tem como curiosidade o Volcano Post, área em que turistas jogam correspondências em um vulcão ativo por sua conta e risco (ou usam o serviço turístico ao pé do vulcão, se forem sãos). O país tem algumas das acomodações mais características e das praias mais belas da região.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Roberta Close muda o visual no Brasil antes de embarcar para Suíça! ]

Primeira transexual a posar nua para a "Playboy", Roberta Close vive há mais de 30 anos em Zurique, na Suíça, com o marido, o empresário Roland Granacher.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!