/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Dia Mundial do Diabetes: saiba como tratar e os cuidados imprescindíveis

Notícias
Saúde

Dia Mundial do Diabetes: saiba como tratar e os cuidados imprescindíveis

Dia Mundial foi comemorado na última quinta, 14

Por Da Redação
Dia Mundial do Diabetes: saiba como tratar e os cuidados imprescindíveis
Foto: SBCBM

O diabetes é uma doença que já atinge um número imenso de pessoas em todo o mundo. Os cuidados com a patologia devem ser intensos e ininterruptos. O Farol da Bahia vai esclarecer dúvidas e mostrar dados haja visto que o Dia Mundial do Diabetes aconteceu na última quinta-feira (14). 

Na atualidade, estima-se que 425 milhões de pessoas convivam com o diabetes em todo o mundo e este número pode aumentar ainda mais atingindo a meta de 629 milhões até 2045. Só no Brasil, a doença acomete cerca de 16 milhões de pessoas, de acordo com dados do Atlas do Diabetes.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontou que o percentual de indivíduos com diabetes que realizam tratamento medicamentoso da doença aumentou de 79,1% em 2016 para 88,7% em 2018.

Dificuldades

Na contramão, mais da metade dos diabéticos não conseguem manter seus níveis de açúcar controlados e um número ainda maior não alcança a meta principal de controlar o diabetes, a hipertensão e o colesterol, premissas fundamentais pra reduzir as nefastas consequências da doença. Tal situação ocorre porque muitos não fazem uso das medicações com regularidade ou pelo fato de não mudarem seu estilo de vida.

Diante deste cenário, percebe-se um número enorme de amputações, problemas na retina que pode levar à cegueira, problemas renais e cardíacos. No Brasil existem hoje cerca de 100 mil pessoas fazendo hemodiálise ou transplante renal, a maior parte por conta do diabetes. O tratamento clínico desses pacientes, com medicamentos orais e injeções de insulina, permite o controle do índice glicêmico, desde que seja seguida dietas rigorosas, prática de exercícios físicos, redução no consumo de álcool e tabaco. 

Para tentar solucionar tal epidemia, pesquisa científicas mostram que quando o paciente submete-se à cirurgia bariátrica, os resultados têm sido positivos. Em abril, o The New England Journal of Medicine publicou estudos randomizados com pacientes diabéticos em que um grupo foi tratado clinicamente e outro encaminhado para a cirurgia bariátrica e metabólica. Após dois anos, o grupo submetido à cirurgia havia emagrecido entre 25 a 29 quilos, enquanto os tratados clinicamente perderam em média 5,4 quilos, e a remissão - termo utilizado para designar a fase em que não há sinais de atividade da doença, mas não é possível considerar como cura -  completa do diabetes ocorreu em 95% dos pacientes operados com a técnica de Bypass Gástrico, enquanto nenhum paciente tratado apenas com medicamentos apresentou tal resultado. 

Em uma população de 13,6 milhões de obesos, o Brasil fez apenas 60 mil cirurgias, cerca de 0,47% da população obesa elegível à cirurgia bariátrica e metabólica, no último ano.  É com base nestes dados que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) tem lutado pela democratização do acesso ao tratamento cirúrgico para brasileiros obesos e diabéticos na saúde pública e suplementar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102