Dia Nacional da Imunização: confira as vacinas essenciais recomendadas para recém-nascidos

Data é celebrada nesta sexta (9)

[Dia Nacional da Imunização: confira as vacinas essenciais recomendadas para recém-nascidos]

FOTO: Prefeitura de São Gonçalo

É celebrado, nesta sexta-feira (9), o Dia Nacional da Imunização, uma data que tem o intuito de destacar a importância das vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças infecciosas em crianças, jovens e adultos.

Ao entrarem no organismo, as vacinas fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes infecciosos, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.

Por meio da vacinação, é possível erradicar doenças, reduzir a incidência de problemas de saúde graves e promover impactos positivos na saúde pública, minimizando surtos e epidemias de doenças contagiosas.

“A vacinação não protege apenas a pessoa que recebe a vacina, ela tem um papel primordial na proteção de toda a comunidade, como crianças, idosos, gestantes, pois criamos uma barreira de imunidade coletiva que protege até aqueles que não podem ser vacinados”, explico o médico imunologista Juan Carlos Boado.

O profissional detalhou que existem vacinas essenciais que são recomendadas para recém-nascidos como parte do calendário vacinal. Sendo elas:

• BCG: protege contra a tuberculose. A vacina é administrada logo após o nascimento.
• Hepatite B: previne a infecção pelo vírus da hepatite B. A primeira dose é geralmente administrada nas primeiras 24 horas após o nascimento, e o esquema de doses é completado nos meses seguintes.
• Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b. É administrada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade.
• Poliomielite: previne a poliomielite, uma doença viral que pode causar paralisia. Geralmente é administrada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, com doses de reforço mais tarde na infância.
• Pneumocócica conjugada: protege contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que pode levar à pneumonia, meningite e outras doenças graves. São aplicadas três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade.
• Rotavírus: previne a infecção pelo rotavírus, uma das principais causas de diarreia grave em crianças. São administradas duas ou três doses, dependendo do fabricante, nos primeiros meses de vida.
• Febre amarela: dose inicial indicada para crianças a partir dos 9 meses que moram em áreas endêmicas. A dose de reforço deve ser aplicada aos 10 anos.
• Tríplice Viral: protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É administrada dose única aos 12 meses de idade e reforço entre 4, 5 e 6 anos.
• Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. A primeira dose é administrada aos 3 meses; a segunda dose aos 5 meses e reforço aos 12 meses de idade.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!