Dieta cardioprotetora ajuda a saúde do coração com base nas cores da bandeira nacional

Grupos alimentares são divididos e quantificados em grupos verde, amarelo, azul e vermelho

[Dieta cardioprotetora ajuda a saúde do coração com base nas cores da bandeira nacional ]

FOTO: Reprodução/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com o HCor (Hospital do Coração), baseado em estudos realizados pelo hospital, criou uma cartilha com recomendações sobre a Dica BR (Dieta Cardioprotetora Brasileira), de modo a melhorar a vida de pacientes com obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol elevado e doenças cardiovasculares, conforme informações divulgadas pelo HCor. 

Por ser baseada na alimentação do brasileiro, a Dica BR é simbolizada pela bandeira do Brasil e dividida em grupos alimentares de acordo com as cores da bandeira: verde, amarela e azul, seguindo a mesma lógica da distribuição e consumo, sendo sua maior área representada pela cor verde, seguida pela amarela e pela azul.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dieta cardioprotetora pode ser adotada por todas as pessoas. Entretanto, ela é mais indicada para aqueles que possuem excesso de peso ou obesidade; pressão alta; diabetes; colesterol alto; triglicérides alto; histórico de infarto e cirurgia do coração (pontes safena ou mamária);e histórico de AVC.

Grupo verde

É composto por alimentos que mais protegem o coração. São ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, além de não terem substâncias que prejudiquem o coração, como gordura saturada, colesterol e sódio.

Tal grupo inclui alimentos que sofreram nenhuma ou mínima alteração após deixar a natureza, ou seja, frutas, verduras, legumes, leite, iogurte natural, feijões, cereais, raízes, tubérculos e ovos

Grupo amarelo

Seguindo o padrão de prevalência da cor na bandeira, os alimentos do grupo amarelo devem ser consumidos com moderação, pois podem ter mais calorias, gordura ou sal do que os do grupo verde. Entretanto, o Ministério da Saúde preconiza que eles não devem deixar de ser consumidos, visto que são responsáveis por fornecer energia. 

O grupo tem alimentos como pães, cereais, macarrão, farinhas, castanhas e óleos vegetais.

Grupo azul

A categoria inclui alimentos que são fontes de gordura saturada, sal e colesterol, nutrientes que podem prejudicar a saúde do coração. Assim, devem  ser consumidos em quantidade reduzida. 

O grupo azul é composto por carnes, queijos, ovos e manteiga.

Grupo vermelho

Esta divisão inclui os alimentos não recomendados para uma alimentação saudável. Assim, o ideal é evitá-lo, alerta o Ministério da Saúde. 

Os alimentos ultraprocessados fazem parte do grupo vermelho. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!