Dieta Flexitariana: alimentos à base de vegetais podem ser grandes aliados!

Dieta pode ser considerada tanto um retorno às antigas formas de alimentação quanto um salto para um futuro

[Dieta Flexitariana: alimentos à base de vegetais podem ser grandes aliados! ]

FOTO: Divulgação

O conceito da dieta flexitariana - o meio-termo entre uma alimentação que inclui alimentos de origem animal e plant-based - vem se popularizando dentro do universo da nutrição e propõe reduzir o consumo de alimentos derivados de animais em substituição aos alimentos plant based, isto é, 100% baseado em vegetais. O Brasil é o maior produtor de carne (principalmente bovina) do mundo, no entanto, é também o país com o número de vegetarianos que mais cresce no mundo.

Esse tipo de alimentação não é somente uma dieta segura, mas também um método reconhecido na reversão de doenças crônicas associadas à obesidade. Qualquer passo para a redução no consumo de proteína animal é muito positivo, uma vez que, automaticamente, o consumo diário de gorduras saturadas e de colesterol é diminuído.

Na dieta flexitariana, o consumo de fibras, a redução de gorduras, e a maior quantidade de compostos bioativos também ajudam a reduzir a quantidade de calorias diárias, e isso é muito importante quando pensamos em uma sociedade que tem o sobrepeso e a obesidade tão elevados.

Atualmente, existem opções saborosas e inovadoras para serem aliadas nessa nova dieta. Empresas como  N.OVO já possuem linhas completas de alimentos plant based, como ovos em pó (com um substituto vegetal para ovos mexidos e omeletes), coxinhas e maionese - que são criados a partir de tecnologia própria, à base de proteínas vegetais e ingredientes criteriosamente selecionados.

“O intuito da dieta é oferecer uma alimentação inclusiva e saborosa que protagoniza os vegetais, alimentos que fornecem naturalmente fibras e menores teores de gorduras saturadas. No entanto, não existe um padrão de consumo de proteína animal para definir o que é ou não um flexitariano, ou seja, se a pessoa se alimenta majoritariamente de fontes vegetais, mas consome carne duas ou três vezes por semana, já entra na categoria”, diz a nutricionista Alessandra Luglio, consultora da marca plant based N.OVO.
Mas atenção, antes de iniciar qualquer dieta, é importante sempre contar com acompanhamento especializado ao fazer alterações na sua alimentação. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!