Discursos de Bolsonaro agravaram crise Yanomami, diz subprocurador

Luciano Mariz Maia atuou na condenação de garimpeiros por genocídio em 1993

[Discursos de Bolsonaro agravaram crise Yanomami, diz subprocurador ]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O subprocurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, afirmou que os discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato contribuiu para agravar a situação dos indígenas na Terra Yanomami.

Em sua declaração, feita durante entrevista ao g1, Maia também pontuou que as investigações por genocídio conduzidas no Supremo Tribunal Federal (STF) contra autoridades da antiga gestão é consistente.

O subprocurador atuou na elaboração da denúncia que levou à condenação de cinco garimpeiros por genocídio contra o povo Yanomami em 1993. Na época, foram registradas as mortes de 16 indígenas da comunidade Haximu.

De acordo com Mariz, a situação atual da Terra Indígena Yanomami é mais grave do que há 30 anos, em razão do incentivo ao garimpo por parte do Estado e "deliberado enfraquecimento" dos órgãos destinados a proteger e fiscalizar as terras.

No dia 28 de janeiro, por meio das redes sociais, Bolsonaro destacou que "nunca um governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas" como na sua gestão.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!