Doença de Parkinson: especialista explica o que há de mais moderno para diagnosticá-la

Aos detalhes...

[Doença de Parkinson: especialista explica o que há de mais moderno para diagnosticá-la]

FOTO: Divulgação

 Doença de Parkinson é crônica, sem cura, provoca distúrbios no sistema nervoso central e acaba afetando os movimentos do paciente em vários níveis, ao ponto de perder totalmente sua autonomia. Seus principais sintomas são: tremor, instabilidade postural, lentidão e rigidez. 

Hoje, a Medicina Nuclear tem novidade para diagnosticar o quanto antes a Doença de Parkinson e, o Médico Nuclear da Clínica Villela Pedras, Dr. Rafael Menezes, explica os exames modernos já disponíveis no mercado:

TRODAT: avalia a integridade do sistema neuroquímico que encontra seu funcionamento prejudicado nas diversas fases da doença. Sua realização ocorre através da injeção venosa e realização das imagens.

Cintilografia cardíaca com MIBG: é utilizada para avaliar o coração. Na Doença de Parkinson, a integridade destes neurônios está acometida. O paciente recebe injeção venosa para realizar duas sequências de imagens.

PET FDG: estuda parte do metabolismo cerebral refletindo as atividade padrões de alteração em determinadas regiões do cérebro na Doença de Parkinson. É realizado após a injeção venosa em aparelho especial que é o PET-CT.

Cada exame tem seu grau de precisão a depender do que se quer avaliar. É importante uma avaliação médica para identificar o exame adequado para o diagnóstico.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!