Doenças oculares podem aumentar risco de desenvolver demência, aponta estudo

Dados de 12.364 adultos britânicos com idades entre 55 e 73 anos foram examinados

[Doenças oculares podem aumentar risco de desenvolver demência, aponta estudo]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Pesquisadores do Reino Unido e do Instituto de Olhos de Guangdong, na China, descobriram que o declínio macular devido à idade, catarata e doenças oculares relacionadas ao diabetes estão associadas ao aumento do risco de desenvolver demência. O novo estudo mostra que a deficiência visual pode ser um dos primeiros sinais da doença.

No artigo que foi publicado em 13 de setembro no British Journal of Ophthalmology, dados 12.364 adultos britânicos com idades entre 55 e 73 anos foram examinados. Eles foram analisados em 2006 e novamente em 2010, e tiveram suas informações de saúde rastreadas até o início de 2021. Dentre os estudados, mais de 2.300 casos de demência foram registrados.

Com os dados, os pesquisadores descobriram que participantes com doenças oculares relacionadas ao diabetes apresentaram o risco de desenvolver demência aumentado em 61%. Já a degeneração macular relacionada à idade aumentou o risco em 26% e a catarata teve um risco 11% maior. O glaucoma não foi associado a um aumento no risco de desenvolvimento de demência.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!