Dois meses após lançar modelo elétrico, Lightyear pede falência

Modelo que teria motor de 170cv teve produção interrompida

Com mais de 60.000 encomendas e apenas um mês após iniciar as vendas do modelo Lightyear, a marca que leva o mesmo nome do seu veículo abriu pedido de falência. Com sede na Holanda, a Lightyear alegou altos custos e falta de caixa para seguir a produção de veículos.

O modelo elétrico que usaria também fonte solar fotovoltaica foi apresentado na feira CES e arrancou elogios da imprensa especializada. Todos os 600 funcionários da Lightyear foram demitidos e 20 irão trabalhar em uma parceria com a startup Atlas para desenvolver projetos mais acessíveis e um novo carro elétrico mais eficiente e de porte menor. 

O Lightyear 0 estava em fase de pré venda por US$ 250 mil, cerca de R$ 1,4 milhão. Ele teria 170cv e quatro motores elétricos com sistema de recarga feito parcialmente por energia solar. A cada hora ele seria capaz de rodar 10km a mais absorvendo luz do sol convertida em eletricidade. Mas o plano fracassou. 

“A Lightyear lamenta ter que fazer este anúncio para todos os funcionários, clientes, investidores e fornecedores e trabalhará em estreita colaboração com o curador e todas as pessoas envolvidas e espera sua compreensão e apoio”, disse a empresa em um comunicado. 

O Lightyear 0 já estava sendo produzido em Valmet Automotive, na Finlândia, enquanto a empresa tinha sede na Holanda. Com a abertura formal de falência todo o dinheiro já pago por clientes ficará aguardando decisão judicial. Mais de 20 mil pedidos de frotistas haviam sido feitos e outros 40 mil vieram de clientes particulares que reservaram o Lightyear 0.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maria del Carmen nega rumores de suposto desinteresse do PT na campanha de Geraldo Júnior ]

Segundo deputada, suposições são 'infundadas' e base governista se articula para vitória em outubro

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!